Faeterj Petrópolis inaugura novos e modernos espaços destinados à tecnologia

Há mais de um mês, a cidade de Petrópolis vem enfrentando muitas perdas devido aos problemas climáticos que acometeram a cidade. No âmbito escolar não foi diferente, com aulas paralisadas por conta da falta de mobilidade na cidade, resultado das fortes chuvas. Ao menos para os alunos da Faeterj Petrópolis, o ano de 2022 começa menos difícil. Isso porque a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou nesta quarta-feira, dia 30/03, novos laboratórios dentro do projeto do HUB de Inovação.

O HUB de Inovação tem por objetivo ampliar as possibilidades de conexão das diversas iniciativas empreendedoras do ecossistema de tecnologia da região serrana. A ideia conceitual é que cada pessoa seja um ponto para difundir estratégias e soluções inovadoras. Ou seja, os melhores profissionais conectados às melhores soluções.



Para o presidente da Faetec, João Carrilho, a população da cidade imperial será a grande beneficiada com a criação das instalações. “Esse é um espaço aberto para os nossos professores e também pesquisadores da cidade de Petrópolis. Num momento tão difícil que a cidade passou, esse aqui é um ponto de esperança, um ponto de recomeço. É a Faetec dando a sua contribuição na área tecnológica e na área de qualificação para a cidade de Petrópolis”, afirmou Carrilho.

Além de computadores, estão sendo disponibilizados para os alunos diversos recursos voltados para mídias digitais, como estúdio acústico, câmeras profissionais, chroma key, microfones e impressoras 3D. A ideia é mostrar aos estudantes o que eles podem fazer nesse novo cenário de tecnologia em que estamos vivendo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, esteve presente e durante sua fala, fez questão de falar sobre o povo da cidade de Petrópolis. “É uma honra para mim, estar aqui nesse momento de retomada e reconstrução dessa cidade. Petrópolis, hoje mais do que nunca, é uma cidade que tem um povo muito resiliente, muito corajoso, um povo de fé e Petrópolis mudou a vida de muitas pessoas”, declarou.

Também foi inaugurada uma nova sala de estudo. Um espaço planejado para o melhor atendimento dos estudantes, onde eles possam desenvolver suas habilidades e conhecimentos para além das salas de aula.

Aluno do curso de Tecnologia da Informação, oferecido na Faeterj Petrópolis, Rafael do Amaral, de 21 anos, ressalta a importância de fazer parte de uma instituição que oferece uma estrutura e qualidade de equipamentos.

“A unidade ficou muito bonita, a parte visual está excelente. Quanto aos equipamentos, dou destaque para as impressoras 3D, que foram liberadas para os alunos. Existem mil possibilidades em que vamos poder usá-las”, destacou o aluno.

O Hub de Inovação da Faeterj Petrópolis é a consolidação de um espaço de convergência, construído com apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Faetec, em parceria com a Incubadora de Empresas do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Parque Tecnológico da Região Serrana (SERRATEC).