Com programação diversificada, ISERJ se prepara para comemorar seus 142 anos

Um dos mais antigos, importantes e respeitados centros de ensino do país, o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), e a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti), completa 142 anos na próxima semana e para comemorar está sendo preparado o ISERJ 140+2: 140 mais dois da pandemia.

O evento vai acontecer nos dias 04 e 05 de abril nas dependências da instituição e contará com uma programação diversificada, tendo como inspiração a promoção de um diálogo sobre educação com base no pensamento dos educadores Anísio Teixeira e Heloísa Marinho. Nestes dias vai acontecer conferência, roda de conversa, lançamento de livro, exposições, experiências lúdicas e apresentações musicais; e a inauguração do prédio da pré-escola.

Haverá conferência com o tema Anísio Teixeira e o direito social: democratização do ensino de qualidade, reinvenção da ciência, da cultura e da política no Brasil. A atualidade do pensamento e do legado de Anísio Teixeira serão abordados por Paulo Gabriel Nacif, presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) e professor títular da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). A conferência será um momento primoroso de diálogo sobre educação.

Já a roda de conversa vai tratar da “Trajetória do educador Anísio Teixeira” com a participação dos professores Nadja Lima Maciel, Carlos Santos Pitombo e Andrea Mafra, como mediadora. A roda versará sobre o legado de Anísio Teixeira e a educação brasileira contemporânea. Também está previsto o lançamento do livro “Anísio Teixeira: movimentos, experiências e legado político-institucional”, organizado pelos professores Paulo Gabriel Nacif, Nadja Lima Maciel e Nildon Carlos Santos Pitombo.

No total, quatro exposições farão parte da comemoração. A primeira é uma homenagem à professora do Instituto de 1930-1970, Heloísa Marinho. Com curadoria da professora Drª Ana Cláudia Carmo dos Reis, ela vai reunir livros e documentos originais da homenageada com imagens de atividades com crianças que atualmente estudam na pré-escola do ISERJ. Outra exposição intitulada “O olhar artístico através da observação da sombra e do reflexo”, fruto das oficinas Mobgrafia, ministradas aos alunos do Ensino Fundamental, para um aprimoramento do olhar e que tem o ISERJ como modelo, também fará parte no evento.

Haverá a mostra “Experiência Lúdicas: vivência brincar para aprender”, que vai expor a importância do processo educativo, a partir da integração da família com a escola, um dos pilares para o seu bom desenvolvimento. A vivência “Brincar para Aprender” foi desenvolvida pela equipe pedagógica da pré-escola do ISERJ. Fechando a lista, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vai mostrar ao público  uma exposição-processo sobre formação literária na infância.

O evento também contará com apresentações musicais, como o Grupo Acordes do Rio, formado por professores e alunos do ISERJ, que apresentarão um repertório com músicas populares e eruditas. O Pelotão das Bandeiras do ISERJ estará igualmente presente. Em seguida, haverá a reinauguração do prédio da pré-escola.

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, os 142 do ISERJ é motivo de orgulho e esperança de que a educação de qualidade continue sendo o Norte para o Instituto.

“Nenhuma instituição chega aos 142 anos com tanto vigor, como é o caso do ISERJ, se não tivesse algo de excelência. Saber que temos sob nosso guarda-chuva uma instituição como essa, nos enche de orgulho e esperança numa educação de qualidade e inclusiva”, afirmou Carrilho.

 

PROGRAMAÇÃO

04 de abril

10h – Reinauguração do Pavilhão Heloísa Marinho

10h30 – Abertura da exposição Heloísa Marinho em documentos e movimentos pela infância

15h – Vivência “Brincar para aprender”

Local: Prédio da pré-escola

18h – Lançamento do programa Respeito SIM, assédio NÃO!!!

Roda de Conversa com ex-alunos

Local: Sala 300

 

05 de abril

8h – Café da Manhã

Local: Salão Nobre

9h – Apresentação do Pelotão das Bandeiras

9h30 – Homenagem Póstuma às vítimas da Covid-19 do ISERJ/Faetec

Local: Claustro do prédio principal