ETE Ferreira Viana comemora restauração do Piano de Steinway com concerto de alunos e profissionais renomados

No dia 16 de agosto, a Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, unidade da Faetec no Maracanã, celebrou a restauração do Piano de Steinway com uma apresentação dos alunos participantes das oficinas de música oferecidas pela a escola. Além dos jovens, o concerto contou com a performance dos pianistas Sérgio Rios, Rogério Duarte e Lúcia Barrenechea.

Henrique Narcizo, pianista e técnico em mecânica formado pela escola, foi um dos músicos a se apresentarem na comemoração. Ele acredita que a partir de agora as turmas das oficinas de música ficarão ainda mais cheias.

“Esse é um piano histórico que possui um som único, é uma sensação incrível quando esse som ecoa. Um bom instrumento anima as pessoas a aprenderem música. Um piano desse, restaurado, com certeza vai fazer com que muitos alunos queiram se juntar a oficina de música” declarou o músico.

O instrumento pertence à marca alemã Steinway & Sons, que é, desde meados do século XIX, uma das principais fabricantes de pianos de alta qualidade do mundo. Fabricado em Hamburgo, na Alemanha, entre 1911 e 1912 e, importado para o Rio de Janeiro por uma casa de instrumentos musicais. Há décadas o piano faz parte do patrimônio da unidade, e com o passar dos anos se deteriorou. Mas ele resistiu, se tornando um símbolo da Faetec Ferreira Viana.

Aluno da unidade, Samuel Cavalcante participa da oficina de violão, mas reconhece a relevância do piano de Steinway e a importância comemorar sua restauração.

“Essa celebração é de suma importância, o estudo de música é muito importante para o desenvolvimento interpessoal dos alunos. Ter esse piano restaurado vai ser ótimo para apresentações futuras e para o desenvolvimento técnico das pessoas que querem aprender o piano”, declarou o jovem de 16 anos.

A pianista e professora de piano da Unirio, Lúcia Barrenechea, também se apresentou no evento e contou de que maneira acredita que a música pode influenciar na formação do estudante como cidadão.

“A reforma desse instrumento é uma conquista muita valorosa para a instituição. A música, assim como qualquer outra manifestação cultural, é fundamental para a formação do ser humano. O fato dos alunos daqui terem contato com atividades musicais só engrandece todos eles como seres humanos, como pessoas que carregam a ética, a moral e a integridade no seu dia a dia. A nossa identidade se consolida a partir do momento em que há uma relação construída com a arte, podendo ser música, cinema, dança, teatro ou qualquer outra”, destacou Lúcia.

A restauração do órgão contou com o apoio da Associação de Amigos da Escola Técnica Ferreira Viana, que se empenhou na arrecadação de fundos para a reforma. A vice-presidente da associação e professora de história aposentada pela Faetec, Vânia Maria Guimarães, falou da satisfação que sente em ver o piano restaurado.

“Esse momento está sendo muito emocionante não só para mim, mas para todos os colegas professores, alunos, familiares e para todas as pessoas que contribuíram para essa restauração. Esse feito é a realização de um sonho, pois um dos propósitos da associação é dar importância aos bens culturais escolares. Essa escola oferece educação musical, aqui foram formados vários artistas e esse instrumento representa a importância da música na educação dos nossos alunos”, declarou a educadora.

A ETEFV oferece aos alunos já matriculados na escola, as oficinas de flauta doce e transversa; violão; iniciação ao teclado; teoria e harmonia; e grupo vocal. Para os alunos que já sabem tocar algum instrumento, é oferecida a oficina de prática de conjunto, onde é proposto um repertório para que os jovens possam tocar juntos. As aulas são ministradas durante todo o ano e, os alunos interessados devem procurar a direção da unidade para verificar a disponibilidade de vagas e horários.