Centenário Instituto Superior de Educação abre suas portas para uma exposição gratuita de fotografia

De 16 de agosto a 23 de setembro, foi aberta ao público a exposição “O Iserj no olhar de um professor”, que exibe fotografias do docente Alex Gaudêncio, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) - unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), localizado na Rua Mariz e Barros, 273, Maracanã.

 O professor, que atua no Iserj desde 2014, exibe na Praça da Cultura do Iserj, fotografias tiradas durante o evento realizado em abril, em comemoração aos 142 anos do Instituto, além de fotos de seu acervo, registradas ao longo de sua trajetória na Faetec, lecionando artes.

 “A primeira vez que visitei o Iserj foi no ano 1985 e desde a primeira vez que estive lá, a beleza do patrimônio arquitetônico sempre me encantou. Desde 2014, quando passei a compor o quadro de professores, a todo o momento eu me via encantado com a arquitetura que o espaço oferece. Fui então fazendo algumas fotos com o celular”, declarou o docente.

 Formado em Educação Artística, com Habilitação em História da Arte, e Pós-Graduação em Fotografia, o educador oferece aos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, a oficina de mobgrafia, ministrada no Laboratório Multimídia do Iserj, onde ensina técnicas para tirar fotos com o celular.

 “A partir de 2018, passei a usar essas fotos como propaganda para os alunos se inscreverem na oficina de mobgrafia. Esse ano, após fotografar o evento de aniversário de 142 do Iserj, me foi sugerido realizar uma exposição com as fotos que eu havia feito”, contou Gaudêncio.

O professor explicou que através da arte, e especificamente da fotografia, “temos como desenvolver o olhar; a sensibilidade; criatividade; habilidades; competências; e expressão; ampliando a visão de mundo e o pensamento crítico do aluno como cidadão. Eu procuro sempre unir nas minhas aulas a parte teórica dos conhecimentos específicos de cada assunto com a parte prática, onde através da confecção de trabalhos artísticos os alunos conseguem fixar melhor o que trabalhamos com eles”.