Recém-formados da Faetec brilham no palco do teatro Chica Xavier

No dia 24 de agosto foi comemorado no Brasil o Dia do Artista. Dia daqueles que fazem a magia acontecer em cima de um palco, por meio da música, dança ou teatro. Incentivando a arte, a Faetec possui diversas opções de cursos Técnicos e Profissionalizantes na área e, a cada ano, forma dezenas de profissionais da indústria. Como é o caso de Cláudia Macedo, Fabiano de Paula e Pietra Canle. O trio recém-formado na Martins Pena fiocu em cartaz no teatro Chica Xavier, com o espetáculo Melro.

O grupo forma o Coletivo Agô e juntos são ganhadores de um patrocínio de 30 mil reais para a produção de um espetáculo, prêmio conquistado na edição de 2021 do Festival de Teatro Universitário. Na mesma edição da disputa, Claudia Macedo levou para casa os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Iluminação e Fabiano de Paula foi o ganhador do Melhor Texto Original.

Juntos, o trio realiza montagens de espetáculos e apresentações em festivais e saraus. Cláudia conta que nunca imaginou onde o teatro a iria levar e que se sente realizada na profissão.

“Quando comecei, eu não fazia ideia de como seria. A única certeza que tinha é de que queria fazer teatro. Sinto gratidão. Primeiro ao meu pai, minha mãe e minha avó, que sempre acreditaram, apoiaram e não me deixaram desistir. E tenho a certeza de que a gente deve fazer o que ama”, declarou.

Com o patrocínio do festival, os recém-formados estrelam o espetáculo Melro. No palco, Cláudia e Pietra trazem a história de mães que sofreram a perda de seus filhos em chacinas e, sob a direção de Fabiano de Paula, abordam questões como violência, discriminação e desigualdade.

Feliz por ter feito parte da Faetec, Cláudia comenta sobre a relevância da instituição: "Gostaria de falar sobre a importância de ter uma escola técnica de teatro pública. No meu caso e no caso de muitos outros, com certeza, possibilitou o encontro com pessoas, artistas e profissionais incríveis. Possibilitou o encontro com a arte. Valorizo muito as pessoas que eu tive a sorte de encontrar e as experiências que tive. Eu agradeço muito”.