Alunos da Faetec Adolpho Bloch marcam presença no evento teste do Rock In Rio

Estudantes do curso Técnico em Publicidade da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), unidade da Faetec em São Cristóvão, marcaram presença no evento teste do Rock in Rio, na Cidade do Rock. O convite aos bastidores ao festival se estendeu à sede da agência de publicidade Artplan, empresa responsável pelo marketing do Rock in Rio, para uma conversa sobre estratégias de marketing, comunicação e business intelligence com os profissionais do ramo.

Ao todo, seis professores e 70 alunos foram recebidos na agência. Os futuros técnicos em publicidade tiraram dúvidas e aprenderam estratégias de comunicação in loco. O grupo teve ainda a oportunidade de conhecer todos os espaços da empresa. Após a visita, os alunos e professores foram para a Cidade do Rock, no Parque Olímpico da Barra, e puderam ver de perto a preparação para o Rock in Rio e aproveitar shows de artistas como Criolo e Ferrugem.

Empolgada com a experiência, a Isabel Brito, de 17 anos, contou que acredita que a oportunidade de visitar a Artplan e estar presente no evento teste foram de extrema importância para a sua formação.

“Ter a oportunidade de ver de perto tudo que acontece na produção de um dos maiores festivais de música do mundo não é algo que acontece todo dia. Acompanhar na prática a organização e pré-produção da comunicação do festival me faz ter uma visão mais tátil do que é a publicidade e como ela pode estar presente em diversos lugares”, declarou Isabel.

Realizado pela primeira vez em 1985, o Rock in Rio, que possui como objetivo e como slogan ‘Por um mundo melhor’, já teve 21 edições em quatro países, e realizou mais um espetáculo entre os dias 02 e 11 de setembro.

A Artplan é a empresa responsável pelo marketing do Rock in Rio e, desde maio, possui uma parceria com a ETEAB. Através da colaboração, os alunos matriculados no curso Técnico em Publicidade participaram de aulas e reuniões com representantes da agência, onde foram motivados a desenvolverem suas habilidades.

O professor Hélio Goldman, coordenador técnico da Faetec Adolpho Bloch, contou que todos os professores presentes na ocasião já planejaram atividades relacionadas à experiência vividas pelos alunos no evento. O educador falou ainda sobre como é valiosa a possibilidade dos estudantes aprenderem sobre publicidade com um festival de música.

“Levar nossos alunos a este evento teste com o acolhimento da Artplan é um processo muito importante na educação desses meninos e meninas. A chance deles verem como se produz um evento desse tipo é rara. Conhecer como a estrutura de comunicação e marketing funciona é um aprendizado fundamental para que possamos ter ótimos profissionais. A vivência e o acompanhamento dos professores fazem com que o aprendizado desses alunos seja muito mais amplo. Unir música com educação, vivência com formação profissional, é o que faz a diferença e forma os melhores profissionais que o mercado vai ter”.

É importante destacar que, por meio da parceria com a Artplan, quatro alunos da escola trabalharam na comunicação do evento. Daniel da Silva Noé Paula, de 18 anos, foi um dos jovens escolhidos, e falou sobre a expectativa dessa experiência.

“Estou ansioso para participar da parte interna do evento. O que mais gostaria de ver é a parte de dados e gráficos em relação ao engajamento. Quero estar atento ao que o público fala e como eles reagem ao festival e poder fazer uma interação mais direta com o público e com as redes, tanto dentro quanto fora do evento”, declarou o aluno do terceiro ano de publicidade.