Escola Técnica Estado Juscelino Kubitschek comemora seus 43 anos com palestras e homenagens

“Potencialidade e Memórias - JK 43 Anos”. Esse foi o tema trabalhado na última segunda-feira (17/10), na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, para comemorar o aniversário da unidade inaugurada em 1980 e incorporada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em 1997. Já são mais de 4 décadas ofertando cursos técnicos em Administração; Turismo; Análises Clínicas, Informática, Eletrotécnica e Hospedagem. Um destaque é o seu lema: “Pense grande, pense JK”.

Palestras com três ex-alunos que atuam no mercado de trabalho, apresentação de projetos que acontecem nas dependências da unidade e a inauguração do quadro em homenagem ao ex-gestor Anderson Villa fizeram parte das comemorações de 43 anos. Além disso, dois autores de livros, que são egressos da ETEJK, tiveram um bate-papo com os alunos.

Ao abrir a sequência de palestras, o atual gestor da unidade, Anderson Fonseca, passou uma mensagem aos alunos: “A estrutura que temos aqui tem sua história, mas quem vai levar a memória da escola somos nós. Vamos começar a nossa celebração e agradecer por essa escola ainda resistir durante tanto tempo. Vamos resistir por mais 43 anos e por mais quanto tempo for necessário”.

O Centro de Memória Prof. Ubiratan Castro Vianna, pertencente à unidade, ficou à frente da organização do evento; e alunos do curso de hospedagem estiveram responsáveis pela recepção dos convidados.

O objetivo das palestras foi mostrar aos alunos alguns exemplos de egressos que estão no mercado de trabalho atualmente. Entre eles, estava Alice Moura, que estudou na unidade entre os anos de 2010 e 2012. Atualmente, ela é professora de história e pesquisadora.

“Estou muito emocionada em rever todos os professores e como essa escola está intacta desde a última vez que vim aqui. Espero que todos os jovens aproveitem essa oportunidade de um ambiente acolhedor, em que a diferença é lidada de forma muito tranquila. Esse é um lugar de aprendizado e de desenvolver potencias”, afirmou Alice.