Parceria entre FAETEC e AMPLA irá capacitar eletricistas em cursos profissionalizantes do Estado e implementará energia sustentável nas unidades da Fundação

Na manhã desta quarta-feira, dia 18, o governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, receberá às 11h, na sede do Palácio Guanabara o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, e os presidentes da FAETEC, Wagner Victer, e da concessionária de energia elétrica Ampla, Marcelo Andrés Llévenes, para que assinem o acordo de cooperação técnica que garantirá formação, investimento e empregos para os estudantes da área de Elétrica da Fundação.

 

 

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

 

 

A parceria propõe a capacitação profissional de eletricistas em diversas regiões do estado para atuarem de forma especializada na empresa de energia e nas demais demandas do mercado, assim como o recebimento de profissionais para aperfeiçoamento. As unidades da Fundação também receberão a instalação de painéis solares e construção de salas de estudos interativas.

– A previsão é de que a partir do início do próximo ano, pelo menos cinco unidades FAETEC já recebam os painéis solares, agregados a programas educacionais, e sala interativa. São elas: as FAETECs localizadas em Niterói, Saquarema, Campos dos Goytacazes, Caxias e Macaé. No mesmo período, ocorrerá também o processo seletivo para escolher os eletricistas indicados pela AMPLA que receberão formação especializada com base em conteúdo programático e cronograma atualizados com o que existe de mais atual no mercado – informou o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

O Projeto “Escola Solar”, um dos investimentos em Eficiência Energética que a empresa desenvolve em todo estado, está alinhado às iniciativas da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo desenvolvimento e implantação da infraestrutura tecnológica que garante o suprimento de energia sustentável nas unidades da instituição.

– A busca por parcerias tem sido uma constante em nossa administração, pois é uma ação em que todos saem ganhando. Com esta nova sala, vamos formar profissionais mais qualificados e com mais chances de colocação no mercado de trabalho. Bom para o cidadão, que terá a oportunidade de crescer através do seu próprio esforço, e para a empresa, que terá um funcionário mais bem preparado – comemora o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

O encontro contará, ainda, com as presenças do diretor Institucional da Enel para a América Latina, Francesco Giorgianni e do diretor Institucional da Enel no Brasil, Nunes Almeida.