Alunos do curso de Guia de Turismo da Faetec passam por aula prática em Minas Gerais



As cidades de São João del-Rei e Tiradentes, em Minas Gerais, foram os destinos de um grupo de alunos do curso de Guia de Turismo da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK), unidade pertencente à Rede Faetec. A ida até as cidades históricas, nos últimos dias 27 e 28, serviu como aula prática para 20 alunos da modalidade Subsequente.

O evento serviu também para atender a nova matriz pedagógica e a legislação vigente, que evoluiu na unidade. Agora, os formados se tornam Guias Interestaduais de Turismo, antes da resolução e da mudança da matriz pela Faetec, eles só podiam agir no âmbito estadual. Hoje, quando o aluno se forma, são cobradas três exigências: um tour pela cidade, uma excursão pelo estado, e agora, um pernoite em outro estado.

Os alunos ficaram responsáveis por elaborar o roteiro, os pontos e a ordem de visitação às cidades. E, segundo o coordenador pedagógico do curso, professor Leandro Machado, os alunos desenvolveram com louvor as temáticas exigidas. Pela legislação vigente, cabe ao professor escolher os locais de visitação, e Minas foi escolhido devido o valor histórico e a interdisciplinaridade, que teve início em fevereiro deste ano.

“Foi um grande desafio. A importância da atividade em si é essencial, não apenas para executar a realização de procedimentos trabalhados em sala de aula, como roteiro e guiamento com a turma dividida em duas, para o exercício na vivência profissional. Além disso, o nosso curso tem um diferencial que é passar aos alunos uma visão empreendedora”, disse o orgulhoso professor.

Para a coordenadora Técnica do curso, Natasha Bantim, atividades destas são fundamentais para o guia de turismo, afinal, o espaço público é a sua ferramenta primordial.

“Como em qualquer curso técnico, as atividades práticas são fundamentais para a formação do estudante. No caso dos estudantes de guia de turismo, as nossas aulas práticas são essencialmente as ruas. A rua é o nosso principal laboratório. E nessa visita a Minas Gerais, além de conhecer atrativos importantes da nossa História, os estudantes fizeram toda a parte operacional do roteiro e o guiamento em si, em um território em que eles estavam vendo pela primeira vez. Portanto, foi um treinamento muito rico e necessário para habilitação dos estudantes como guias de turismo em âmbito nacional”, afirmou Natasha, responsável por operacionalizar toda viagem.