Curso Técnico em Guia de Turismo da Faetec Ipanema é exemplo de empregabilidade de egressos

Já é sabido que a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) tem como objetivo o crescimento econômico de famílias e cidadãos cariocas, por meio de formação e qualificação profissional. O resultado do trabalho realizado pela instituição pode ser visto no índice de empregabilidade de egressos da Rede. Um dos exemplos deste fato são os formandos da Faetec Ipanema, que já estavam trabalhando com um mês de conclusão do curso técnico em Guia de Turismo.

O curso de Guia de Turismo foi oferecido pela primeira vez no ano passado. Logo após receberem o certificado de conclusão e emitirem o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), quatro egressos, de uma turma de 15, já estavam exercendo atividades lucrativas. Eles já possuem em seu currículo atuação no carnaval de 2023, prestando serviços para empresas e turistas vindos de todos os estados do Brasil, como é o caso da Mara Lucia Freire Gomes.

Jornalista por formação e professora aposentada, Mara também possui graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo e decidiu cursar o Técnico da Faetec motivada por sua filha, que faz o curso de Hospedagem na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, unidade vinculada à Rede. A egressa assinou contrato com uma empresa de transportes, para recepcionar brasileiros que chegassem de navio para aproveitar o Rio.

“Só tenho a agradecer à Faetec. O curso é excelente e o diferencial é que na grade tem também aulas de inglês, francês e espanhol. Com o curso, a gente tem uma base muito boa para fazer os melhores trabalhos, e é isso o que a gente quer. Faço a maior propaganda da Faetec, indico para todos e só tenho gratidão”, afirmou a egressa, que aos 58 anos também já fez cursos de espanhol e francês na Faetec Ipanema.

Além de Mara, os colegas de turma Leilson Barros, Iale Ferreira e Ernandes Pereira também já trabalham como autônomos, guiando cariocas e turistas por trilhas do Rio de Janeiro. A Iale Ferreira já atuava na área e acredita que a formação técnica será um diferencial para atrair novos clientes.

“Faço guiamentos na Floresta da Tijuca e em alguns outros locais do Rio. Comecei em 2020 e agora o curso me deu mais conhecimento. As aulas foram muito boas e os professores foram os melhores, sempre ajudando, tirando dúvidas e orientando. Estar legalizada agora é importante, vai abrir mais portas de trabalho”, destacou a jovem de 22 anos.

A inserção de alunos no mercado de trabalho é a meta constante da Fundação. Ao longo do curso, foram realizadas ações pedagógicas voltadas para o mercado, como oficinas e mediação entre alunos e empresas. Este ano, a Faetec Ipanema ofertou mais 35 vagas para o curso no primeiro semestre e novas 35 oportunidades serão abertas no próximo dia 19/06.

Para preparar cada vez mais pessoas ao mercado de trabalho, o polo conta com mais de 15 opções de cursos profissionalizantes nas áreas de idiomas, informática, empreendedorismo, finanças e outras. As inscrições nos cursos de Qualificação Profissional também estarão abertas até o fim de junho.

Assim como Iale, o Leilson Barros, de 35 anos, também já trabalhava como guia de turismo e buscou o curso para obter o registro profissional concedido àqueles que possuem formação necessária para exercer a profissão.

“Eu trabalhava em trilhas do Rio de Janeiro, como Pedra do Telégrafo, Pontal, Cristo, Urca… mas era conhecido como guia ‘pirata’ entre os outros guias, coisa que causa desconforto. Foi então que vi o curso Técnico de Guia de Turismo, não pensei duas vezes e me inscrevi. O que foi bem vantajoso, já que a grade de matérias era muito melhor que todos os cursos particulares, oferecendo três idiomas. Hoje sou guia Cadastur, e não mais ‘pirata’”, declarou o técnico, que agora possui o registro profissional como guia de turismo.