Alunos da ETE João Luiz do Nascimento realizam visitas técnicas a dois grandes patrimônios arquitetônicos brasileiro

Os meses de maio e junho não serão mais os mesmos para os alunos das modalidades Subsequente e Integral da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (ETEJLN), unidade vinculada à Rede Faetec. O grupo participou de duas visitas técnicas: uma à sede do Museu da Justiça e a outra ao Theatro Municipal, ambas no Centro do Rio. A ideia partiu de um chamamento disponibilizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica (DDE) e o empenho da direção da unidade.

No final de maio, alunos da modalidade Subsequente dos cursos de Edificações e Administração tiveram a oportunidade de conhecer a origem do Direito praticado no Brasil. Como parte do programa, aconteceu no local uma simulação de julgamento, onde professores e alunos debateram sobre temas importantes.

Já no dia 06, foi a vez dos alunos do curso de Eletrônica na modalidade Integrada participar de atividade semelhante. Durante visita técnica, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o piano de Chiquinha Gonzaga e acompanharam de perto o início da montagem da Peça Macunaíma, que estreia este ano.

Para o coordenador de cursos da unidade, Renato Ribeiro, a cada novo conhecimento melhora a autoestima dos alunos. O intuito é continuar nessa linha para engrandecer ainda mais o aprendizado cultural dos jovens e adultos.

“Considero qualquer novo conhecimento pertinente; em algum momento nossos alunos serão confrontados, no mercado de trabalho, com questões do Direito e Culturais. Entendo, assim como a Faetec, que essas ações se tornem um grande diferencial e de extrema importância não apenas na vida acadêmica, mas também no mercado de trabalho desses futuros profissionais”, disse professor Renato, que faz questão de exaltar a força de vontade dos alunos.

Ambas as visitas foram guiadas, o que proporcionou maior interação por parte dos alunos e os funcionários das duas casas visitadas. Além disso, os alunos ficaram sabendo, por exemplo, que o Theatro Municipal oferece preços populares, e até gratuitos para escolas públicas, dependendo da programação.