Escola da Faetec oferece oficinas de artesanato na Zona Norte do Rio

Você já conhece a escola Arte e Vida? A unidade fica no Complexo de Quintino e oferece cursos e oficinas relacionadas a artes e artesanato. Desde maio, as atividades na unidade acontecem a todo vapor. Estão em andamento oficinas de Fotografia para smartphone, Bijuteria sustentável, Confecção de bolsas, bordado e Decoupage.

Não faltou animação e boas expectativas para a Prettynha Moura, que está estudando Decoupage. A aluna declarou sua satisfação em fazer parte da oficina.  

“Vim fazer a oficina para buscar novas técnicas. Sempre quis aprender decoupage, mas não tenho paciência de aprender pela internet, tenho uns amigos que fazem cursos aqui e me falaram sobre a inscrição. Estou gostando muito, a professora é maravilhosa, tenho as melhores expectativas possíveis”, contou a aluna de 45 anos, que já é professora de artesanato.

A escola Arte e Vida abre periodicamente inscrições para cursos voltados para artesanato, que é a arte de transformar matéria-prima em objetos usando as mãos. De acordo com dados de 2022, levantados pelo Sebrae, aproximadamente 8,5 milhões de brasileiros possuem o artesanato como fonte de renda, gerando uma movimentação de R$50 bilhões, o que equivale a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. 

“Quando o curso é gratuito, a gente tem que agarrar. Muitas pessoas não têm condições de fazer cursos, então é uma ideia muito bacana, é só ver a dificuldade que as pessoas estão tendo em conseguir empregos. Aprendendo esse trabalho, que é manual, as pessoas podem fazer por conta própria e vender, participar de feiras artesanais e conseguir uma renda. Quero aprender tanto para mim quanto para ensinar às minhas alunas”, declarou a professora, que ainda pretende estudar inglês e espanhol na Faetec.

A previsão é de que novas turmas sejam abertas em julho e as inscrições serão feitas diretamente na unidade. Todas as informações serão divulgadas nos perfis oficiais da Rede Faetec nas redes sociais, além do site da instituição.