Faetec abre período de matrículas para vagas ociosas de cursos do programa Novos Caminhos

As unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) estão com matrículas abertas para 197 vagas ociosas de cursos profissionalizantes do programa Novos Caminhos, do Governo Federal. Os interessados devem comparecer em um dos 22 polos disponíveis até o dia 06 de julho. Aqueles que realizarem matrícula terão direito a auxílio para transporte e lanche. Todas as informações pertinentes ao processo seletivo podem ser encontradas no edital, disponível no site da Fundação: www.faetec.rj.gov.br.

São 42 vagas para cursos de Qualificação Profissional em Auxiliar Pedagógico; Almoxarife; Promotor de Vendas; Salgadeiro; e Operador de Empilhadeira. Os cursos podem ser realizados nos períodos da manhã, tarde e noite, em unidades nos municípios de Barra do Piraí; Barra Mansa; Búzios; Campos; Itaperuna; Mangaratiba; Resende; Rio Claro; São João da Barra; Seropédica; e Valença.

O curso de Qualificação Profissional em Microempreendedor Individual dispõe de 155 vagas distribuídas entre as Faetecs Belford Roxo; Bangu; Cidade de Deus; Ipanema; Rocinha; Alemão; Santa Cruz; e Vila Kennedy, além das Escolas Técnicas Estaduais Imbariê; Henrique Lage; e Silva Freire.

A presidente da Faetec, Caroline Alves, explica que “essa é uma oportunidade para os candidatos que não conseguiram uma vaga no sorteio ou perderam o prazo de inscrições. Estes cursos oferecem auxílio transporte, por meio do programa Novos Caminhos, que é uma motivação a mais para aqueles que querem se capacitar e evoluir profissionalmente”.

O curso de Microempreendedor Individual requer que o candidato seja maior de idade e beneficiário ou familiar de um beneficiário do Auxílio Brasil (com comprovação) ou esteja inscrito no CAD Único. Para os demais cursos é preciso ter no mínimo 16 anos e Ensino Fundamental I (1° ao 5º) completo.

Caso cumpra os pré-requisitos, o interessado deve comparecer a uma unidade para a efetivação da matrícula. Basta apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de residência (podendo ser conta de luz, água ou telefone), e Comprovante de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso pretendido. É válido ressaltar que o atendimento é por ordem de chegada.