Faetec e Ifes abrem inscrições para curso de Pós Graduação

A Faetec, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), oferecido no formato de ensino à distância. O processo seletivo é por meio de sorteio e as inscrições ficam abertas até o dia 17 de julho, pelo site https://sigaa.ifes.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-lato&nivel=L

O curso faz parte do programa Novos Caminhos, sendo financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). São 3.500 vagas distribuídas entre 27 polos federais, sendo 100 vagas para o Rio de Janeiro. A classificação preliminar será divulgada no dia 26 de julho e as aulas terão início ainda este semestre. O curso possui duração de 12 meses com previsão de um encontro presencial para defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

A especialização é destinada a graduados, licenciados e tecnólogos que atuam na educação profissional das Redes Estaduais. No caso de vagas remanescentes, o público-alvo poderá se estender também a profissionais que não estejam atuando na docência em Educação Profissional e Tecnológica, mas possuem interesse em atuar, mediante definição da Setec.

A presidente da Faetec, Caroline Alves, declarou sua satisfação com a oferta de vagas para para quem já possui uma formação superior. “Fico muito feliz em ver mais uma oportunidade se abrindo para aqueles que querem crescer profissionalmente. Agora é a vez daqueles que já são formados em uma graduação irem além e se capacitarem ainda mais”.

Seguindo a legislação vigente, 30% das vagas serão destinadas ao sistema de cotas, sendo 25% para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e 5% para Pessoas com Deficiência (PCD). Todos os documentos devem ser enviados no ato da inscrição, anexados em formato PDF e com tamanho de no máximo 7gb.

Os documentos necessários são: identidade; CPF; comprovante da última votação das eleições de 2022 ou certidão de quitação com as obrigações eleitorais; certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência; diploma de graduação (frente e verso); certificado de alistamento militar; e requerimento de matrícula devidamente preenchido. O requerimento de matrícula pode ser encontrado no edital.