Presidente da Faetec participa de almoço de conclusão de semestre do curso Técnico em Gastronomia da Faetec Nilópolis

Como avaliação de conclusão do primeiro semestre de aulas, alunos do curso Técnico em Gastronomia da unidade em Nilópolis da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) prepararam um almoço especial para os funcionários da instituição. A presidente da Faetec, Caroline Alves, esteve presente no evento, prestigiando os estudantes. A atividade aconteceu na última semana.

Caroline Alves falou com os alunos, parabenizando-os pela qualidade da refeição e do serviço realizado.

“Essa emoção que vocês sentem, nós também sentimos. A gente trabalha todos os dias para oferecer oportunidades como essa e fico extremamente emocionada em ver que vocês agarraram essa oportunidade. Este momento é um marco na vida de vocês, espero que seja o início de uma carreira, que vocês cresçam e tenham uma linda trajetória”, declarou a presidente.

Além da gestora, participaram da avaliação a diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Educação (DDE), Marcia Farinazo; a diretora da Diretoria de Formação Inicial e Continuada (DIF), Ana Paula Pillar; a diretora do polo, Patrícia Monteiro; professores dos cursos de Gastronomia, Garçom e Barman; e outros funcionários da instituição.

Essa foi a primeira das três etapas do curso e os estudantes foram avaliados pela execução da entrada, prato principal e sobremesa. O grupo teve apoio da turma de Qualificação Profissional em Garçom, que serviu os convidados; e dos alunos do curso de Barmen, que prepararam drinks durante o almoço. Todos os estudantes envolvidos na atividade foram avaliados pelos funcionários convidados.

Giovana Pereira é uma das alunas do curso de Garçom. Ela conta que se emocionou vendo os colegas concluírem o primeiro semestre de Gastronomia e pretende fazer o curso no futuro.

“Foi emocionante participar disso, sou da turma de garçom e já trabalho nessa área desde os 15 anos. Quando vim fazer o curso descobri muitas coisas que não fazia ideia da existência, a Faetec me trouxe um conhecimento que vai ser inesquecível. Já fiz cursos como técnico em Enfermagem e Instrumentação Cirúrgica, mas depois de estudar aqui e conhecer a área de cozinha, pretendo seguir nesse ramo, hoje eu quero estudar Gastronomia e um dia ir para Portugal com a profissão”, declarou a aluna de 20 anos.

O Técnico em Gastronomia foi oferecido na Baixada Fluminense pela primeira vez no início do ano, quando a Faetec disponibilizou 30 vagas para o curso em Nilópolis. Outras 30 oportunidades foram abertas para ingresso ainda neste semestre. Um dos alunos avaliados foi o Edson Luiz Dantas. Para ele, a oportunidade de cursar gastronomia é a realização de um sonho de infância.

“Desde pequeno a cozinha é minha maior paixão, mas acabei estudando para ser professor de matemática. Não tinha cursos aqui na Baixada e quando abriu esse curso foi a minha oportunidade. Estou muito feliz e me realizando a cada dia, aprendo muitas técnicas, novos pratos e estou me inovando. Me encontrei na gastronomia, pretendo abrir um negócio de bolos e salgados e seguir nessa área”.