Enredo da Império Serrano é tema de estudo por alunos da Faetec Adolpho Bloch

Desta vez, ao contrário do que diz a canção, o samba não desceu o morro, mas um grupo de alunos do 3º Ano do curso de Publicidade da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), unidade vinculada à Rede Faetec, é que resolveu escalar a Serrinha e reportar, numa sala de aula, o resultado do trabalho publicitário de uma das mais tradicionais e respeitadas escolas de samba do Rio: Império Serrano.

A campanha publicitária do Pré-lançamento do enredo da verde e branco de Madureira, sobre o cantor e compositor Arlindo Cruz, serviu como ensaio para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, o temido TCC. No entanto, o projeto foi tão bem elaborado que, além de ter tido enorme repercussão nas redes sociais, poderia até substituir o tema principal para o trabalho de conclusão do curso que este ano será sobre o Festival Rock in Rio.

Para desenvolver o estudo de caso, 29 alunos do Técnico em Publicidade foram divididos em cinco Agências: Greenrose, Feeling, Nexus, Fêmix; e Lua Nova. Cada uma com funções específicas, desde planejamento, divulgação nas redes sociais e promoção física no bairro; e entrevistas com moradores e membros da escola. Três das cinco agências compareceram à comunidade ‘imperiana’ para embasar o estudo.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade, Vania Trindade, a ideia tomou forma quando uma ex-aluna da unidade, Carolina Cardoso, que hoje trabalha com Marketing e carnaval, realizou uma palestra na unidade no Dia Internacional da Mulher.

“A presença da Carol com sua palestra vibrante contagiou a todos. Então pensamos: por que não fazer uma campanha mais curta até o TCC? Serviria como uma forma de treinamento para os alunos. E o carnaval, que mexe com a emoção, vai além da objetificação do corpo, gera divisas com o turismo e empregos. A presença dos alunos na comunidade ouvindo os ‘locais’ talvez tenha sido o sucesso do trabalho. Eles aprenderam além do livro. Há situações em que a oralidade é fundamental”, disse a professora Vânia Trindade.

A apresentação do trabalho em sala de aula foi feita pelas agências envolvidas. Representante do grupo responsável pela criação, Maria Vitória Braz, 18 anos, afirma que a parte mais difícil foi executar as ideias propostas devido ao curto espaço de tempo, mas que o exercício assim é muito importante para a formação de qualquer profissional.

“Tivemos três semanas para desenvolver todo o projeto: da ideia até a execução. Mas é isso que vamos enfrentar quando estivermos no mercado de trabalho, mesmo com uma ideia boa, o cliente pode não gostar de determinados pontos. Então a adrenalina é constante. Publicidade é trabalho de equipe, ninguém faz publicidade sozinho”, disse Maria Vitória, aluna da unidade desde 2019, cuja agência é a Greenrose.

Matheus dos Santos, 18, da agência Feeling, encarregada pelo atendimento e mídia, exalta o trabalho realizado e fala da importância desse tipo de atividade.

“Para mim, que pretendo seguir na publicidade, é muito importante aplicar esse conhecimento na escola, porque ao chegar ao mercado de trabalho é esse tipo de cobrança que enfrentaremos. Aqui contamos com o apoio de diversos professores o que facilita o entendimento. Sou grato por essa oportunidade”, disse Matheus, morador de São João de Meriti.

Para Júlia Tavares, 17 anos, moradora da Mangueira, responsável pela área de criação na agência Fêmix, o contato com as pessoas da Império Serrano foi fundamental, já que nunca tinha trabalhado com o segmento carnavalesco.

“Foi muito importante ter participado desse trabalho principalmente pela dimensão que foi o cliente, levando em conta que lidamos diretamente com pessoas reais da Escola de Samba e o segmento. Nunca havia trabalhado na área de Carnaval na publicidade e ampliar esse olhar contribuiu muito para o meu aprendizado e crescimento na profissão”, afirmou Júlia.

O estudante Winicius Pinheiro, aluno da ETEAB desde 2021, e integrante da Agência Nexus, afirma ter ficado gratificado com o desenvolvimento do tema até a conclusão. Ele diz que descobrir um pouco da história do bairro, da Império e do próprio homenageado enriqueceu o pré-TCC.

“Carnaval não é um lugar tão fácil de chegar. Mas nós conseguimos construir algo caloroso e importante para o povo de Madureira. Falar sobre carnaval é falar sobre alegria, sobre o povo brasileiro e principalmente o povo Carioca. A gente estava no enfoque de conversar com o povo de Madureira. Descobrimos que é muito mais do que carnaval, é muito mais que uma escola de samba. É a sensação de pertencimento. Descobrir a história do Arlindo que se entrelaça com Madureira e o Império Serrano foi maravilhoso. Ter a oportunidade de contar essa história foi incrível”, disse Winicius.

O estudo de caso realizado pelos professores da ETEAB com os alunos, e sua grande repercussão, corrobora que mesmo temas cotidianos, mas que incluam comunidade acadêmica e estudantil junto à população, podem terminar em um samba muito bem afinado.