Escola de Saúde da Faetec institui calendário de visitas técnicas que auxilia na formação de seus alunos

A direção da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (ETESHJS), unidade vinculada à Rede Faetec, em Quintino, encontrou ao longo de todo primeiro semestre uma forma criativa para que os alunos do curso Técnico de Análises Clínicas tivessem uma formação complementar para compensar o período da pandemia. Para isso, organizou um cronograma de visitas técnicas que teve como objetivo principal a complementação didático pedagógica de disciplinas práticas e teóricas do curso.

Ao todo, foram sete visitas técnicas em instituições diversas como o Hemorio; Hospital Municipal Barata Ribeiro; Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ); Laboratório de Técnicas Histológicas e Plataforma de Microscopia do DHE-IBRAG-UERJ; Laboratório de Anatomia da UERJ; empresa Control Lab; e a Estação de Tratamento do Guandu (Cedae). As visitas, de acordo com a cogestora da unidade, Lucimara Mareli facilitou a interação entre os alunos com as necessidades do mercado de trabalho atual e as novas tecnologias utilizadas, propiciando ao estudante a oportunidade de aprimorar a sua formação profissional e pessoal.

“A visita técnica complementa o ensino-aprendizagem, por ser um recurso didático-pedagógico que, efetivamente, mostra ótimos resultados educacional, já que os alunos vivenciam a rotina de trabalho no campo em que irão atuar, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem”, disse Lucimara.

Que completou: “Diante desta experiência positiva, o curso adotará um cronograma permanente de atividades extraclasse para enriquecer ainda mais a formação profissional de seus alunos”.