Faetec destaca a importância do estágio curricular supervisionado para o aprendizado de alunos

No Dia do Estagiário, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) ressalta a contribuição dos estagiários para o andamento das atividades cotidianas dos setores da instituição. A Faetec dispõe de programas de estágio voltados a alunos dos Ensinos Médio e Superior de unidades da própria Rede, garantindo aos estudantes o aprendizado por meio da prática laboral.

Carlos Eduardo Tacto tem 39 anos e cursa o 8º período da graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – Iserj, ele conta que atua como estagiário da Faetec há um ano e acredita que a atividade está sendo fundamental para seu aprendizado.

“Ter a oportunidade de estagiar na Faetec foi algo muito importante para minha formação acadêmica. Penso muito em atuar na área de gestão educacional e essa oportunidade me fez ver a realidade prática de como atuar nessa área. O Programa Estagiando na Rede foi um dos melhores programas desenvolvidos pela Faetec, auxiliando os objetivos profissionais de muitos alunos. Tem sido uma experiência que levarei por toda vida”, declarou o aluno, que exerce atividade na Divisão de Estágio. O setor é responsável por encaminhar alunos a campo de estágio, além de dar suporte aos estagiários.

A Faetec conta com dois programas de estágio, um deles é o Estagiando na Rede ADM, para alunos no Ensino Médio Técnico, com bolsa auxílio de R$500,00. Já o Estagiando na Rede Pedagogia contempla alunos dos cursos de Pedagogia dos polos de Ensino Superior vinculados e oferece bolsa que pode chegar a mil reais. Os estagiários dos cursos de graduação atuam no apoio à inclusão escolar. Desde 2022, os dois programas já abriram 577 vagas em estágio curricular supervisionado e, em agosto, a Faetec conta com cerca de 300 estagiários atuando em suas unidades.

Atualmente, a Luana Farinazo está começando seu segundo estágio pela Faetec, no setor de comunicação. Durante três meses, ela também foi estagiária da Agência de Publicidade da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, onde realiza o curso técnico em Publicidade. A aluna de 17 anos acredita que estagiar na Faetec pode ajudar a alcançar seus objetivos profissionais no futuro.

“A partir do estágio eu pude sentir a realidade do mundo mercadológico e praticar a resolução de problemas do cotidiano publicitário. Os estágios podem ajudar a me tornar uma pessoa mais evoluída tanto profissionalmente, quanto no pessoal. O estágio me trouxe a possibilidade de acreditar que posso chegar aonde sempre quis, que posso sim ter oportunidades e construir meu objetivo de acordo com meu caminhar profissional”, contou.

Além do estágio para alunos da Rede, periodicamente, a Faetec também abre vagas para estudantes matriculados em instituições de ensino superior que possuem convênio de concessão de estágio com a Faetec. Foram mais de duas mil vagas para o Programa de Estágio Externo abertas no último ano.

Assim como Luana, a Ana Cristina Castro, de 19 anos, também enxerga o estágio como uma oportunidade de aprendizado que pode ser essencial ao concluir o curso técnico em Publicidade e ingressar no mercado de trabalho.

“A experiência tem sido muito boa e tem agregado bastante conhecimento, estou aprendendo cada vez mais sobre a área que escolhi. Acredito que o estágio vai me ajudar no futuro, acrescentando experiência ao meu currículo e me proporcionando mais facilidade em desempenhar as tarefas e me adaptar à rotina de trabalho”, concluiu a futura técnica em publicidade.

Sendo uma Fundação que se dedica à promoção da inclusão social, a Faetec admite ainda estagiários oriundos da unidade da Rede especializada em profissionalizar jovens com deficiência intelectual, a Favo de Mel. Neste mês, seis novos estagiários, alunos da escola, começaram a atuar nos setores da presidência, cozinha e refeitório do Complexo de Quintino.