Alunos e professoras da Faetec Vassouras realizam exposição no Centro Cultural Cazuza, em Vassouras

 

O Centro Cultural Cazuza, na cidade de Vassouras, está recebendo a exposição “O Patrimônio e a Educação”, que traz artigos produzidos por um grupo de alunos e professoras da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O espaço fica na Rua Custódio Guimarães, 65 – Centro e a mostra pode ser visitada das 9h às 16h, até amanhã, dia 20. Os expositores fazem parte da Escola Técnica Estadual de Restauro Carlos Frederico Werneck de Lacerda.

A exposição faz parte da programação da Semana do Patrimônio de Vassouras, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, comemorado na última quinta-feira (17). O público pode conferir peças confeccionadas por alunos do curso Técnico em Conservação e Restauro da ETE de Restauro. O acervo conta com objetos como ladrilhos hidráulicos, tijolos de adobe, azulejos, afrescos, maquetes e ornatos restaurados.


A exposição surge com o objetivo de sensibilizar a comunidade local acerca do seu patrimônio cultural e da importância de conhecer os ofícios e técnicas tradicionais para a sua preservação. O evento contribui ainda para a educação patrimonial e formação de identidade da comunidade vassourense. O grupo é formado pelas professoras Jéssica Rossone, Kátia Souza, Aline Quintanilha e Michelle Valle; pelos alunos Yasmin Gabrielle, José Ricardo Sampaio, Bruna Ermida e Luiza Kow; e pelo egresso Hudson Batalha.


A coordenadora do curso Técnico em Conservação e Restauro, Jéssica Rossone, explica que a exposição reúne a produção de todas as turmas do curso, desde sua implementação, em 2017. Ela conta ainda que o curso é baseado na educação patrimonial, incentivo à cooperação e à autonomia, além da parte técnica.

“Com isso, nossos estudantes adquirem uma bagagem cultural que os motiva e que incrementa o exercício da profissão para muito além da sua dimensão técnica, o que se nota em cada ensaio e em cada composição ou artefato conservado ou restaurado que expomos durante a Semana do Patrimônio de Vassouras”.

E completa, falando sobre a gratificação em realizar uma exposição no Centro Cultural Cazuza.

“É uma satisfação imensa saber que nossas práticas extrapolaram os laboratórios e salas de aula e já alcançaram tantas pessoas em tão pouco tempo. Nossa equipe está radiante. Agradeço a cada pessoa que fez parte e ajudou a construir este curso até aqui, a seu modo e em seu tempo. Este sucesso é mérito de todos nós”, concluiu a docente.