Alunos da Faetec Santa Cruz criam ecobag com câmaras de ar de pneus

Dezenove estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Santa Cruz (ETESC), unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), desenvolveram uma ecobag feita com borracha de câmaras de ar de pneus, material que leva muitos anos para decompor no meio ambiente. A iniciativa sustentável fez parte do programa Miniempresa da Junior Achievement (JA), que permite a milhares de estudantes de todo Brasil vivenciem o empreendedorismo ainda no ambiente escolar. Os alunos foram divididos por áreas (sustentabilidade, marketing, operações, recursos humanos e a financeira) e receberam orientação de profissionais voluntários de diferentes setores da Empresa Gerdau, patrocinadora da iniciativa. Em 2023, a ETESC foi a única escola pública contemplada com o Programa.

Para o diretor da ETESC, Alexandre de Moraes Sant'Ana, o programa faz com que alunos saiam da teoria para a prática, dando uma maior realidade no processo produtivo.
“Em 12 etapas, de três horas de duração cada, os participantes estruturaram a miniempresa de forma global: se conheceram, entenderam na prática o que é criatividade, receberam curso de design thinking, mapearam possíveis “dores” do cotidiano que pudessem propor soluções e avaliaram a viabilidade para seus negócios, considerando diversos critérios. Posteriormente, os jovens definiram o produto e não somente o produziram, como venderam e compraram ações”, informou o diretor da unidade.

Cada miniempresário atuou como um acionista, que precisa vender as ações de valores referentes ao capital inicial, com o intuito de começar a produção. Durante todo o processo de produção, as diferentes áreas da Miniempresa trabalharam em paralelo, de forma complementar.
“Os alunos também elaboraram relatórios, calcularam lucros, devolveram dinheiro aos seus acionistas e passaram por toda a experiência de como é ter um empreendimento real, partindo de um problema cotidiano (como o descarte do material utilizado na ecobag) para uma solução considerada sustentável”, sentencia Alexandre de Moraes.

A 11ª etapa foi realizada em julho, os estudantes encerraram a produção e precisaram comercializar todo o estoque, para o completo preenchimento da planilha de controle da empresa. A assembleia de encerramento foi 12ª e última etapa, com o desenvolvimento dos valores [reajustados, dependendo da rentabilidade] para os acionistas.
“O Miniempresa é um instrumento potencializador e multiplicador de talentos, propagador de conhecimento em diferentes áreas, com foco em empreendedorismo e educação financeira, para todas as fases da vida do jovem a partir do envolvimento com o programa”, diz Michele França, coordenadora de Projetos na JA Rio de Janeiro.

Por fim, houve uma apresentação da “ALFORJE” (nome dado a miniempresa) aos próprios acionistas e aos jurados: profissionais voluntários, diretoria da empresa patrocinadora, professores e membros da Direção Escolar. Como é um projeto escolar e sem recursos, não houve uma produção mínima de ecobags, ficando apenas com um modelo para acompanhar todo o trajeto até a confecção final.

Todas as etapas e processo de produção da Miniempresa com as ecobags, podem ser acompanhados pelo Instagram @alforje_sae.
Fotos: ETESC Faetec