Faetec premia alunos e professores da rede por Relevância Acadêmica



O evento, que aconteceu no auditório da Faetec Quintino, reuniu alunos e professores de várias unidades que foram reconhecidos pelo seu desempenho em provas, feiras e competições

O prêmio de relevância acadêmica tem o intuito de incentivar, valorizar e destacar iniciativas acadêmicas que contribuem com a sociedade. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) busca sempre reconhecer o trabalho que é realizado pelos profissionais que trabalham com os alunos e entregam o seu melhor na instituição. Em reconhecimento aos resultados obtidos por meio do esforço destes estudantes, foi entregue nesta segunda-feira, dia 11, pela Presidência da instituição, o Prêmio Relevância Acadêmica àqueles que ganharam competições em 2023.

Estiveram presentes no evento, representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os subsecretários Edgard Leite, Fabrício Repsold e Kleber Ferreira; o chefe de gabinete, Wagner Simão, e assessor especial Rodrigo Fraga, além da presidente da Faetec, Caroline Alves; do vice-presidente Administrativo, Sérgio Costenplate, do vice-presidente Educacional José Wilson; e da Diretora de Desenvolvimento da Educação (DDE) Márcia Farinazo. Prestigiando a cerimônia ainda: Marcos Medina, chefe de gabinete, representando a Deputada Dani Cunha, a presidente da Leão XIII Luciana Calaça e o auditor do Leão XIII, Paulo Ferraz.

O subsecretário Edgard Leite declarou a importância de reconhecer o trabalho dos alunos e professores e sua satisfação nessa parceria que têm obtido tanto sucesso: “O reconhecimento é uma das coisas principais dentro das instituições, o trabalho realizado com sucesso só tem esse resultado, pois contamos com a colaboração dos alunos e professores. Por isso, reconheço todo o processo que estamos envolvidos para que possamos fortalecer ainda mais a sociedade.”

Projetos premiados na cerimônia

A Escola Técnica Estadual (ETE) Henrique Lage foi homenageada por dois projetos. Um deles é a “Pulseira Indicadora de Desregulação em Autistas”, premiada na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace. O aparelho foi criado pelos alunos Diego Terto e Larissa Sousa, com orientação do professor Altair Martins. O objeto prevê possíveis crises emocionais da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O segundo destaque foi o “Dispositivo Eletrônico para auxiliar na correção da síndrome do pé caído”, que é uma criação das jovens Eloah Marvila e Rebeca Apolinário, também orientadas pelo docente. A ferramenta ganhou diversas competições, entre elas a Regeneron ISEF-2023, que garantiu às alunas uma bolsa de estudos em uma universidade da Arábia Saudita.


Já a plataforma Refugia, dos alunos José Vinícius Vieira de Assis; Laryssa Ferreira Silva; Maria Eduarda Mariz; e Thales de Albuquerque Lima estudantes, foi vencedora do Desafio Liga Jovem. A ferramenta possibilita curadoria de obras de arte produzidas por artistas imigrantes, refugiados e asilados políticos, para fins de negociação de arte por meio de NFT's (certificados de autenticidade digital). O projeto foi desenvolvido na ETE Juscelino Kubitschek, com orientação da professora Ana Letícia Andrade.


A ETE República foi premiada pelo projeto Multiplicadores. Hoje estudantes da unidade podem contar ajuda e um grupo de alunos a obterem melhores desempenhos nas disciplinas básicas e técnicas. Representando o projeto, Leandro Pacheco, Lucas Faria e Giovanne Urquidi conquistaram o 2º lugar na Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). Eles estão trabalhando no desenvolvimento do MultiApp, com orientação das professoras Odiléa da Silva e Leila Costa.



A ETE Helber Vignoli Muniz se destacou por ter 13 medalhistas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira dos Saberes (OBS), além de 15 alunos que receberam medalhas de Honra ao Mérito. Todos os estudantes foram orientados pelo professor Hugo Carlos Squivel. Destes alunos, sete foram selecionados para disputar a Olimpíada Internacional de Quanta, na cidade de Lucknow. Os alunos que conquistaram a medalha de prata foram Lucas Macedo, Roger Gabriel Meirelles e Sara Silva do Nascimento, os estudantes que conquistaram a medalha de bronze foram Arthur Henrique Araujo, Arthur Guimarães, Beatriz dos Santos, Eduardo Gomes, Loyani Gonçalves, Maria Luiza Nascimento, Pedro Henrique Patrocínio, Ricardo Henrique Nascimento, Rodrigo Brunow da Silva e Sophia de Oliveira Esperon.



Além das autoridades, os diretores das unidades premiadas também estiveram no evento, Anderson Fonseca, da Escola Técnica Estadual (ETE) Juscelino Kubitschek; Ingrid Barreto diretora, da ETE Henrique Lage; e a Diretora Técnica Rosimary Moreira, representante do Diretor João Cláudio, da ETE República.

A Escola Favo de Mel também foi reconhecida pelo seu excelente trabalho e por se destacar como o único Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional dedicado à capacitação profissionalizante de pessoas com deficiência intelectual. A unidade vai receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023 no dia 24 de outubro.


Em seu momento de fala, a Presidente da Faetec, Caroline Alves, declarou a satisfação em participar desta gestão e apoiar cada projeto: “Todos nós sabemos da importância deste resultado, isso só acontece pela a entrega dos alunos e professores em cada projeto que eles decidem tirar do papel. De alunos a servidores, todos têm uma parcela de sucesso nesta gestão. Tenho certeza que serão profissionais brilhantes e é isso que nós trabalhamos incansavelmente”.