Com a presença de Graça Machel, Governo do Estado e Fundação Laço Rosa inauguram espaço destinado ao curso de Perucaria

Neste sábado, dia 7 de outubro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Laço Rosa inauguraram a “Sala Rosa”, espaço destinado ao Curso de Capacitação para Perucaria, que visa habilitar profissionais para o mercado de confecções de perucas. A iniciativa é da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) com apoio da Secretaria da Mulher, do RioSolidário e do Programa Cidade Integrada. O lançamento aconteceu na Faetec Ipanema, localizada na comunidade Pavão/Pavãozinho/Cantagalo, com a presença de Graça Machel, ativista de direitos humanos moçambicana, e viúva de um dos maiores líderes da África Subsaariana, Nelson Mandela.

“Quero agradecer pela força do exemplo que vocês estão dando hoje. Que essa experiência do Estado do Rio seja válida para todo o Brasil. Vamos usar a força da mulher para transformar a sociedade”, exaltou em sua fala, Graça Machel.

A cerimônia de inauguração foi aberta pela primeira-dama e presidente de Honra do RioSolidário, Analine Castro; acompanhada pela presidente da Faetec, Caroline Alves; da Secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar; e da presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros. O evento também contou com a participação da deputada federal Soraya Santos.

A primeira-dama, Analine Castro, demonstrou sua alegria de estar participando deste momento e agradeceu a presença de figuras femininas tão importantes: “A gente não pode parar de lutar pela pauta feminina, é uma alegria participar deste momento e saber que mesmo distante estamos conectadas e seguimos juntas pela mesma causa”.

O Curso de Capacitação de Perucaria, oferecido pela Faetec, em sua unidade de ensino em Ipanema, busca nesta formação viabilizar oportunidades para o mercado de trabalho, além de ajudar na autoestima das pacientes que recebem as doações de perucas da instituição sem fins lucrativos. Além disso, haverá também no espaço Laço Rosa: atendimento jurídico para mulheres com câncer, Grupo de apoio para pacientes e familiares e oficina de bijuteria.

A presidente da Faetec, Caroline Alves, expressou a importância de estar neste projeto tão importante que é priorizar a saúde, autoestima e o lugar da mulher no mundo: “Nós somos mulheres que empreendem e queremos empreender outras mulheres. A gente vem trabalhando muito em conjunto para que possamos ir cada vez mais longe”.

Fundada em 2011, a Fundação Laço Rosa atua em campanhas de conscientização do câncer de mama através de ações e programas para contribuir para a diminuição de números de mortes, além de incentivar que mulheres possam ter acesso ao seu diagnóstico e tratamento precoce.

"A essência da Laço Rosa é o amor. Ele é o nosso combustível para ano após ano atravessarmos cada desafio que aparece no nosso caminho com a certeza de quem conhece a potência da própria voz e o propósito que nascemos para realizar nesse mundo" ressaltou Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.

É crucial reconhecer a importância do Outubro Rosa como um período de reflexão sobre a saúde da mulher e como um lembrete de que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura. A união de esforços na disseminação de informações contribui não apenas para a conscientização, mas também para a construção de uma sociedade mais saudável e solidária.

Em 29 de setembro de 2023, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro a Lei 9868, que regulamentou o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda de cabelos.