6 de outubro, Dia do Tecnólogo: Conheça mais desse importante curso de nível superior

O curso tecnólogo, ou curso superior de tecnologia, é um tipo de graduação voltada para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, que está disponível na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), através da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, a FAETERJ, com cursos nos eixos de Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; e Ambiente e Saúde. Ele é conhecido como graduação tecnológica em cursos que são oferecidos no Brasil desde o início dos anos 2000 quando a FAETERJ foi criada e lançou os seus primeiros cursos de tecnologia. Atualmente, existem 13 unidades de Educação Superior, sendo 11 da FAETERJ, 2 Institutos Superiores e cursos de tecnologia em Quintino, Duque de Caxias, Petrópolis, Paracambi, Três Rios e Barra Mansa.

Mas não confunda cursos técnicos da Faetec com cursos de tecnologia da FAETERJ. Quem explica essa diferença é o professor de Cursos de Tecnologia em Gestão e membro da Diretoria de Educação Superior (DESUP), Alberto Alvarães.

- Um curso de tecnologia não pode ser confundido com curso técnico, nem considerado como um curso derivado de outros cursos de bacharelado. Muito pelo contrário, o curso de tecnologia é voltado para uma área específica e tem como principal objetivo a sólida formação de profissionais altamente capacitados, em sua área, para o mercado de trabalho.

Por ter essa característica de formação de mão-de-obra especializada, os cursos de tecnologia possuem entre 2 e 3 anos de duração e são considerados como qualquer outro curso superior, podendo os seus egressos continuarem os estudos em nível de pós-graduação como especializações, MBA, mestrados e doutorados.

A DESUP é a diretoria da Faetec responsável pela Educação Superior da Rede, assim como os dois Colégios de Aplicação (CAp), e hoje está sob o comando da professora Renata Assunção. Ela ressalta que os profissionais dos cursos de tecnologia precisam estar constantemente se atualizando para se adequar as novas realidades que o mercado proporciona.

- Toda equipe da DESUP e professores desenvolvem trabalhos permanentes para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a atualização dos cursos atuais e o lançamento de novos cursos de tecnologia. A todos, tecnólogas e tecnólogos, parabéns pelo seu dia! A todos os estudantes de cursos superiores de tecnologia da FAETERJ, parabéns por estarem em umas das melhores instituições de ensino superior de tecnologia do Brasil.