Faetec Nilópolis realiza desfiles de moda com roupas confeccionadas por alunos



A unidade em Nilópolis da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) realizou uma Semana de Moda para apresentar peças de roupas confeccionadas por alunos do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, cuja turma foi aberta por meio do programa Novos Caminhos, do Governo Federal. O evento ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro, com atividades acontecendo na manhã, tarde e noite.

A semana foi uma verdadeira festa temática sobre a primavera, que contou com apresentações de carimbó; dança contemporânea; e dança cigana. Além disso, foram realizadas palestras e oficinas sobre consultoria de imagem e estilo; reaproveitamento de materiais; orientações para o primeiro emprego; gestão de negócios e outros assuntos.

O objetivo principal do evento foi promover desfiles para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Técnico em Modelagem do Vestuário. Os alunos foram responsáveis por todas as etapas de produção das roupas, desde ideias e modelagem até a confecção das peças. Com o tema cultura brasileira, eles trouxeram nas roupas elementos da Vitória Régia, Iemanjá, Arraial do Cabo, lenda do Curupira, Pantanal, praias cariocas e Bahia.

Todos tiveram orientação do professor Alexandre Costa e apoio dos demais docentes do curso, Tâmisa Santos, Teresa Moura, Valéria Barros, Ernani Peixoto e da pedagoga Cleia Abraão. A organização da Semana de Moda ficou a cargo da turma da disciplina de Eventos do curso Técnico em Gastronomia. Além disso, um restaurante funcionou na unidade durante todo o evento, graças à colaboração dos estudantes de cursos de Qualificação Profissional na área de culinária, como Maitre, Padeiro e Salgadeiro.

A diretora do polo, Patrícia Monteiro, falou sobre a interação entre os cursos oferecidos.

“Não adianta trabalhar com o curso de eventos sem praticar. É muito importante para os alunos de Evento terem essa experiência e, para trabalhar melhor essa questão de harmonia entre Bartender, Maitre, Garçom e todo o pessoal da gastronomia, nós resolvemos unir essa equipe. Os alunos de Corte e Costura confeccionaram as roupas para a dança de carimbó. E os alunos do Técnico em Modelagem fizeram essa coleção baseada na cultura brasileira, com apoio e orientação dos professores”.

Orientador dos alunos durante todas as etapas de construção das roupas, o professor Alexandre Costa convidou os presentes a entrarem no laboratório onde os alunos trabalharam e assistirem a vídeos explicando o processo e as ideias de cada aluno. Alexandre explicou ainda o porquê da escolha do tema.

“Achei que seria prudente e interessante desenvolver esse trabalho com a temática brasileira, pois acho que a gente precisa de um momento de resgate daquilo que é nosso e, a partir dessa proposta, os alunos embarcaram em ideias das mais diversas. Os alunos fizeram um vídeo mostrando em imagens o seu processo de inspiração e de desenvolvimento dessas peças, acho que isso também vai ser bastante didático”.

Lecionando em diversas disciplinas do curso, o docente falou ainda sobre o poder transformador da educação.

“Às vezes a gente não consegue entender porque uma pessoa que vive em uma comunidade tão violenta e tão cheia de problemas se interessa por criação e por moda. Mas na verdade esses talentos existem em todos os lugares, o que nos falta é dar a eles oportunidade. E quando nós damos essa oportunidade, vemos talentos serem demonstrados, porque eles já existem e estão nessas comunidades. Realmente acho que a Faetec responde por um ensino que transforma, que propõe uma visão de mundo, que se amplia e se estende para muito mais do conhecimento técnico. E agradeço aos outros professores, pois esse conjunto fez com que esses alunos chegassem a esse lugar de conquista”, concluiu o docente.