Escolas da Faetec estimulam interação entre alunos e profissionais por meio de passeio e visitas técnicas

Alunos da ETE de Transporte Engenheiro Silva Freire.

Durante o mês de setembro, unidades de Qualificação Profissional e Técnica vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) realizaram uma série de atividades pedagógicas externas, com o objetivo de oportunizar vivências no meio profissional. Polos em Deodoro, Ipanema e na cidade de Cachoeiras de Macacu levaram alunos para conhecer a cervejaria Ambev, a feira de turismo ABAV Expo e o Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu.

Na Escola Técnica Estadual de Transporte Engenheiro Silva Freire, em Deodoro, as visitas à cervejaria Ambev foram destinadas aos alunos dos cursos Técnicos em Logística e em Manutenção de Sistemas Metroferroviários. Os estudantes foram divididos em três grupos, para que todos tivessem a oportunidade de vivenciar a experiência. Em cada uma das etapas, que envolveram todas as séries dos cursos, os estudantes puderam conversar com profissionais, recebendo dicas e tirando dúvidas sobre os processos de logística da empresa e outros assuntos pertinentes à área.

Para a professora responsável pela atividade e coordenadora do Técnico em Logística, Gloria Alice da Costa, "as visitas técnicas realizadas durante o curso visam ao encontro do estudante com o universo profissional, ao proporcionar aos participantes o vínculo de conhecimentos práticos ao contexto escolar, por meio do empenho e participação ativa de todos".

Em Cachoeiras de Macacu, dez alunos do curso Profissionalizante de Office Cloud Computer da Faetec foram recebidos no Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura Municipal do município. Sendo recepcionados pela Secretaria Municipal de Administração e orientados pelo servidor e Tecnólogo em Gestão de T.I, Augusto Ferreira, acerca do expediente no CPD. Foi ainda apresentada ainda a história do CPD, a infraestrutura tecnológica de interligação do prédio da gestão municipal e demais secretarias, além de dicas de segurança da informação e gestão.

Alunos da Faetec Cachoeiras de Macacu.

“A visita foi muito importante para os nossos alunos, pois os mesmos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho e o real funcionamento de máquinas como servidores, storanges, appliance, nobreaks, estrutura de redes e racks”, explicou o professor de Tecnologia da Informação, Djones Braz, que acompanhou a turma durante a visitação.

Outro polo que ofereceu atividades externas para os alunos foi a Faetec Ipanema, que planejou uma visita à 50° ABAV Expo, a maior feira do setor de Turismo do país, que é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens. O evento reúne expositores do setor hoteleiro, agências de viagens e locadoras de veículos, além de palestras e diversos destinos nacionais e internacionais representados nos estandes, na gastronomia e em apresentações culturais.

O passeio foi destinado aos estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo e, para a coordenadora do curso, Joana Santos, a ida à feira foi essencial não só para agregar conhecimento sobre o campo de trabalho do turismo, mas para que os alunos tivessem contato com outras pessoas atuantes na área.

Alunos da Faetec Ipanema.

“O contato dos alunos do curso de Guia de Turismo com os diversos atores do trade turístico neste evento foi muito importante para formarem suas redes de contato e parcerias, conhecerem mais sobre o setor e serem agentes de construção de um turismo mais inclusivo e responsável”, concluiu a docente.