Semana de Produção audiovisual começa na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch com ex-alunos que se destacam no segmento


Rafaelle Serafim, comentarista do SPORTV, Manoela Zózimo e Thiago Cachoeira, conversaram com os alunos sobre suas experiências e vivências na terceira maior emissora de tv da América Latina

 

A primeira edição pós pandemia do Bloch AV 2023 começou nesta segunda, 23, recheada de emoção. Convidados para a abertura da semana que reunirá as produções de audiovisual realizadas pelos alunos da única instituição pública – Escola Técnica Estadual (ETE) Adolpho Bloch – a oferecer formação técnica gratuita no segmento de rádio e tv, Rafaelle Serafim, comentarista de futebol pela SPORTV, Manoela Zózimo e Thiago Cachoeira, coordenadores de núcleo da Rede Globo, compartilham com os estudantes suas experiências na área.


Egresso da ETE Adolpho Bloch, o trio voltou à instituição vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), após quase duas décadas, o que causou emoção tanto para os agora profissionais de audiovisual, quanto para professores orgulhosos e estudantes que se inspiram na trajetória dos ex-alunos.

 
"É emocionante demais voltar à escola que mudou a minha vida e vejo como é gratificante poder ser uma referência para eles porque há 20 anos atrás a gente não tinha isso. É importante estarmos aqui hoje, mostrar a trajetória que construímos a base de muito esforço, mas também de uma preparação técnica que foi dada dentro da FAETEC. Nossas vidas se cruzam, agora como espelhos que chegam e dizem para eles que é possível", diz Rafaelle, casada com Thiago Cachoeira, também ex-aluno que atua como produtor de pós produção na emissora.

 
"Todo Adolpho Blochiano quer voltar à casa para mostrar que aqui se produz vencedores. Sempre quis voltar e hoje tive a oportunidade feliz de poder trazer algumas das minhas experiências para os alunos. Sou pura gratidão por poder fazer isso", diz o profissional.

 
Coordenador do Bloch AV 2023, o professor Ângelo Duarte celebrou o momento. Emocionado, o docente reiterou a importância de ter ex-alunos compartilhando suas vivências em um mercado cada vez mais promissor.

 
"O mais legal disto tudo é ouvir desses profissionais, que já estiveram no lugar de aprendizes, que é possível. Eles terminaram o curso em uma época que a tecnologia era escassa, era tudo analógico, e hoje nós estamos discutindo Inteligência Artificial. Se formamos alunos com toda essa capacidade com o material que temos e eles alcançam este patamar que Manoela, Rafaella e Thiago alcançaram, imaginem que estes alunos que estão se formando agora farão em duas décadas. Nosso material humano é excecional e isto é razão para celebrar", diz Ângelo.

 
Coordenadora de pós-produção na Rede Globo, Manoela Zózimo reforçou o time de ex-alunos falando um pouco das possibilidades do mercado, especialmente com a chegada do streaming. “A chegada das plataformas aumentou muito as chances de empregabilidade porque a gente precisa produzir ainda mais e a inteligência artificial pode ser uma grande parceira neste sentido. É preciso refletir sobre quais caminhos a seguir e isto é uma discussão mundial", comentou.

Em parceria com o "2º Master Class Tecnologia Globo", os alunos do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (PAV), único no Estado do Rio de Janeiro a oportunizar de forma pública e gratuita, a formação técnica na profissão de radialista, nas seguintes funções: técnico de sistemas audiovisuais, produtor de rádio e tv, assistente de operações audiovisuais, editor de mídia audiovisual, sonoplasta e operador de câmera, estão preparando um evento completo que contará mostra de vídeos, fotos, oficinas, palestras, workshops, rodas de conversa e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento dos estudantes que, através do evento têm a oportunidade de se conectar com profissionais que atendem à demanda do mercado de trabalho audiovisual em diversos contextos e plataformas de mídia, sendo como funcionários de empresas de radiodifusão e/ou realizadores e produtores de seus próprios filmes e vídeos.


O evento acontece desde o ano de 2000 sempre visando ao aprimoramento na formação técnica dos alunos, muitos deles hoje já inseridos no mercado de trabalho. Idealizado pelo ex-aluno de PAV, Leandro Silveira e com a contribuição de Fernando Mendonça, também ex-aluno do curso, ambos, atualmente, produtores de tecnologia da Globo, as Master Classes são aulas/encontros elaborados e ministrados por ex-alunos da escola cujas experiências são valiosas e inspiradoras para quem quer atuar neste mercado cada vez mais globalizado e exigente quanto à estrutura, formação e capacitação do profissional técnico dessa área.