Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek comemora 44 anos desde sua fundação

Neste mês é comemorado o aniversário da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK). Para o 44º ano de fundação da unidade, uma extensa programação foi elaborada, com palestras, oficinas e rodas de conversas, que aconteceram de 16 a 21 de outubro. A unidade fica no bairro Jardim América e faz parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) desde 1996.  

Em cada dia da semana aconteceram as atividades em torno de um tema central que, na abertura do evento, foi Turismo e Cinema; seguido por 44 Anos de JK, com atividades voltadas para artes, letras e esporte; O Marketing como Ferramenta de Sucesso; Dia da Saúde; e Inovação e Transformação Digital. Além disso, o curso Atmosferas explosivas foi ministrado nos dias 21 e 28, sendo parte da programação.

O fórum de turismo foi baseado no desenvolvimento do mercado de turismo cinematográfico, com exibições de filmes que podem ser relacionados com a área, como a animação Ratatouille e Anjos e Demônios, seguidos por mesas de debates sobre as obras. Nos outros dias de evento, foram abordados temas como a história do teatro e esportes na ETEJK; marketing digital, pessoal e de conteúdo; saúde mental e da mulher; metodologias ágeis para uma empresa e a carreira de agilista.

A semana de comemorações trouxe uma grande novidade para a comunidade escolar, que promete impulsionar a vida acadêmica e profissional dos alunos do curso Técnico em Informática: o lançamento da Empresa Jr. Inova JK. A ideia é fazer com que os estudantes, orientados por professores, desenvolvam projetos e criem soluções na área da informática, para atender às demandas da própria unidade e de clientes externos.

Thiago Cáfaro Lima, de 16 anos, é aluno do 2º ano de Informática e participou do evento dando suporte com informática. Ele contou estar animado com a proposta da Empresa Jr. Inova JK.

“Eu adoro procurar coisas novas para fazer e estar sempre aprendendo mais. Tento sempre estar entre esses projetos, contribuindo e ajudando de alguma forma, da melhor maneira que eu consigo. Achei a ideia da empresa Jr. muito interessante, principalmente porque eu adoro liderar e gerenciar as pessoas. Então me interessei, pois acho que o projeto abre mais portas para eu conseguir praticar isso de uma forma mais direta e mais real”, declarou o aluno.

Entre os palestrantes da semana de celebração ao aniversário da ETEJK, estavam o agilista Renan Rufino; o sócio do Laboratório Preventiva Diagnóstico, Gabriel Campos; a CEO de comunicação da empresa Pluri-se, Bianca Sampaio; e diversos professores da casa. Foram realizadas ainda oficinas de robótica, operação de drones e games.