Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá comemora 107 anos



Inaugurada em 24 de outubro de 1916, na então Vila Proletária de Marechal Hermes, a Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá (ETEVM) realizou uma festa no último dia 24 em comemoração ao aniversário de 106 anos, no auditório Ney Braz Lopes. O evento desse ano focou em homenagear 25 antigos profissionais aposentados entre 2020 e 2023, além da nomeação do Centro de Memória (CM) e da inauguração de um jardim em nome da professora Maria Cristina Teixeira, historiadora e educadora antirracista, que coordenou o CM desde 2008 e faleceu esse ano.

Para o diretor da unidade, Marcos Thompson, foi uma justa homenagem a uma pessoa que prestou grande serviço para alunos, professores e todos profissionais da ETEVM: “Esse é um reconhecimento ao trabalho de 15 anos dedicados a este setor e a preservação do patrimônio histórico-educativo. Ela foi responsável por manter viva a memória da Mauá”.

A aluna Lorena Pereira declamou o poema “Estrelas Humanas”, de Sophia Bispo. Em seguida, Talita Teixeira, sobrinha da professora Maria Cristina, esteve no evento para receber todas homenagens pela família, que também esteve presente e descerrou a placa do Centro de Memória e participou do plantio de mudas no jardim, além de receber do professor de História, Anderson Bessa, que colaborava no Centro de Memória da ETEVM, o livro “História e Memória da Educação Profissional no Rio de Janeiro – II”.

“Ela sempre foi muito cuidadosa, carinhosa. Grande parte de tudo que eu sou eu devo a ela, ascendência de mulher e família preta. Também sou professora, de uma família de professores. Estar aqui celebrando, falando da partida dela, mas ao mesmo tempo eternizando aqui nesse lugar, que com tantos méritos, tanta dedicação, ela lutou por uma educação antirracista, igualitária e justa, é de fato um privilégio e uma grande alegria estar aqui. Em nome da minha família, da família Teixeira, tenho muito orgulho e sou extremamente grata pelo carinho e acolhida. Amigos da minha tia se tornaram meus amigos. Eu tenho certeza que a Maria Cristina será eterna nesse ambiente”, declarou Talita Teixeira.



Após uma parada para o almoço, a festa de aniversário da Mauá continuou durante toda a tarde com várias apresentações. Primeiro, os alunos dos cursos da ETEVM da Companhia Teatral Visconde de Mauá, encenaram a peça “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, com a direção do professor Marcos Bezerra, que também atuou. Em seguida, a Banda de Concerto da Faetec Marechal Hermes deu um show sob a regência do professor David Souza. Para finalizar o dia, um show solo dos alunos do curso de Mecânica, Gabriel e Ana Beatriz.

Uma grande festa, com emoção, homenagens, apresentações e, claro, muita comemoração.