Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá realiza Feira Técnica

 

No último dia 21, o auditório Nei Braz Lopes da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá recebeu a XXIIIª Feira Técnica 2023, com exposição de 27 trabalhos dos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Eletromecânica, além de oito projetos de instituições convidadas. O destaque dessa edição foi a presença de egressos da unidade, que participaram como avaliadores, ideia do coordenador de Eletrotécnica, professor Orlando Adão.

“A ideia foi que houvesse uma relação bem estreita entre os alunos atuais e ex-alunos. E conseguimos isso. Além da avaliação que ocorreu, os alunos conseguiram trocar ideias, conversar e ver a trajetória vitoriosa dos egressos. Foi um movimento muito positivo”, avaliou Adão.

Convidada pela direção da unidade, a coordenadora de Manutenção da Light, Bianca Thomaka, elogiou os trabalhos voltados às minorias e à sustentabilidade.

“Vi trabalhos muito criativos e promissores, demonstrando a consciência dos jovens alunos quanto à inclusão de pessoas com deficiência e à necessidade de novas formas de produção e consumo de energia limpa”, salientou Thomaka.

Formado no Ensino Médio da ETEVM em 2010, Elitom Freiberg leciona disciplinas técnicas e reforçou que os alunos da Mauá são inspiração e que o padrão de qualidade apresentado é o que procura para entregar em sala de aula.

“Parabenizo a dedicação e o esforço de todos os alunos que tiveram a ousadia de apresentar seus projetos. Todos estavam habilitados a ganhar uma medalha. Retornar e ver que a Mauá continua superando todas as barreiras e desafios, graças ao trabalho incansável desses professores apaixonados pela educação”, comemorou Freiberg.

Ex-aluna de Eletrotécnica, Jane Chagas Silva disse que foi uma honra ser convidada para ser avaliadora pela escola que se formou em 2010.

“Voltar a Mauá após 13 anos foi uma experiência maravilhosa. Amei ver que a escola continua seu ciclo de formação profissional. Ver adolescentes, uns tão novinhos, renovou minha esperança e me encheu de orgulho. Rever meus professores foi algo mágico, que me fez refletir do amor deles pela profissão, que é formar pessoas”, finalizou a egressa.

Os trabalhos avaliados da ETEVM foram divididos nas categorias Eletrotécnica e Eletrônica, vencendo o projeto “Geração Sonora”; além de Eletromecânica e Mecânica, que teve como vencedor o trabalho “Simulador do Motor”.