Faetec Barra Mansa apresenta projetos e palestras na 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Alunos da Escola Técnica Estadual Barra Mansa apresentaram projetos que envolvem tecnologia, sustentabilidade e reciclagem

A Escola Técnica Estadual Barra Mansa (ETE Barra Mansa), unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que fica localizada na região Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro, promoveu a 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 19 a 21 de outubro. Foram apresentados projetos dos alunos que envolveram temas importantes como tecnologia, sustentabilidade e reciclagem.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A ETE Barra Mansa busca por meio de apresentações e palestras promover ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica e o pensamento crítico da sociedade.

A cogestora da unidade, Andressa Xavier, expressou sua satisfação em estar organizando a Semana Nacional, e contou um pouco do objetivo desse evento: “Nós buscamos sempre o desenvolvimento dos nossos alunos, ampliar o conhecimento e também envolver toda comunidade local. O nosso maior objetivo é o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ETE Barra Mansa”.

Foram apresentados os seguintes projetos, Processo Logístico Reverso para plástico; Tecnologia Sustentável; Construção da Máquina Extrusora de Filamentos para Impressora 3D; Sustentabilidade e Indústria; Conscientização Ambiental e Econômica através do uso de lâmpadas de LED; RH em ação e menos papel nas mãos; Redefinindo a Usinagem para um futuro sustentável; Empreendedorismo Social e Empreendedorismo Sustentável; Um passeio pelo México; Halloween na Faetec ETE Barra Mansa; Jardim Sensorial para a Inclusão e Tratamento de Pessoas com Deficiência.

A professora responsável pelo Jardim Sensorial, Fabíola Santos, contou um pouco de como está sendo o processo de criação e do sentimento que este projeto traz: “As atividades realizadas no Jardim Sensorial da ETE Barra Mansa proporcionam o ensino colaborativo, interdisciplinar e lúdico. Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. O Jardim Sensorial é um trabalho em progresso, um lembrete constante de que podemos moldar o mundo ao nosso redor de maneira positiva”.

Durante o evento, a ETE Barra Mansa ofereceu palestras e oficinas com professores e com autoridades que estiveram presentes. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Vinicíus de Azevedo Silva, realizou a palestra de abertura com o tema “Desenvolvimento Sustentável”; a professora Karina Lomar conversou um pouco sobre “Currículo e Linkedin”; Marcos Velasco, diretor da Empresa MV, trouxe a exposição do Museu de Tecnologia; Hugo Mesquita, diretor executivo da Empresa GMG, palestrou sobre “Como transformar o Marketing em Vendas: na prática”; o Fundador da Empresa Roteiro 3D, Iago Soares, expôs impressora 3D para o público; os professores Rodrigo Esteves, Alixandre Baptista e Anderson Furtado levaram como tema “A importância das ciências exatas no contexto da tecnologia sustentável”.