Faetec e Secretaria da Mulher firmam parceria em prol das mulheres vítimas de violência


 
Serão oferecidas mais de 200 vagas em cursos de Qualificação Profissional
 
Uma cerimônia para a assinatura de adesão foi realizada na última quinta-feira, 18, para selar a parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Estado da Mulher, visando a oferta de 240 vagas em cursos de Qualificação Profissional para das mulheres vítimas de violência e mulheres que cumprem pena. O período de matrículas vai de 22 de janeiro a 2 de fevereiro.
 
Por meio do Programa Pronatec Mulheres Mil, do Governo Federal, a oferta visa ampliar as possibilidades de emprego através da capacitação profissional, reduzindo assim os problemas sociais em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. Serão beneficiadas com a ação mulheres a partir de 16 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, sejam vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e moradoras de locais com infraestrutura deficitária.  
 
Ao todo, estiveram presentes representantes de 34 municípios que foram contemplados para oferecer esses cursos. Durante a assinatura do termo de adesão, foram convidadas à mesa a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; e a presidente da Faetec, Caroline Alves.


 
“Essa parceria com a Secretaria da Mulher veio para fortalecer ainda mais o público feminino. É de extrema importância termos esse laço, oferecer apoio a essas mulheres. Quero que esses municípios contem com a gente, e juntos fortalecermos ainda mais a educação e a qualificação profissional”, ressalta Caroline Alves.
 
São 140 vagas para o Pronatec Mulheres Mil e as candidatas interessadas serão encaminhadas à Faetec pela Secretaria da Mulher, por meio dos Centros de Atendimento à Mulher (CEAMs e CIAMs) e outros órgãos de políticas para mulheres. Para fazer a matrícula, as mulheres precisam procurar essas unidades no seu município e preencher uma ficha. Em seguida, basta levar a ficha e documentos pessoais (CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de escolaridade) na unidade da Faetec pretendida. O prazo é até dia 2 de fevereiro.
 
Os cursos de Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem; Assistente de Logística; Assistente de Recursos Humanos; e Recepcionista podem ser feitos nas unidades da Faetec em Ipanema, Cidade de Deus, Barra do Piraí (Matadouro), Resende, São Pedro da Aldeia, Itaboraí e Belford Roxo. A previsão é de que as aulas tenham início na primeira semana de fevereiro.
 
Já o Pronatec Mulheres Mil - Sistema Prisional terá as candidatas selecionadas por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). São 100 vagas distribuídas entre o Instituto Penal Talavera Bruce, com 36 vagas para cursos de Almoxarife de Obras e Cerimonialista; Instituto Penal Oscar Stevenson, com 34 vagas para capacitação em Assistente Administrativo e Promotor de Vendas; e o Presídio Nelson Hungria, com 30 vagas para formação profissionalizante em Agente Cultural e Recepcionista de Eventos. Vale destacar que no Presídio Nelson Hungria, os cursos serão destinados à comunidade LGBTQIAP +. Os cursos oferecidos no sistema prisional também terão início em fevereiro.
 
“Estou muito esperançosa que esse ano nós vamos fazer muito mais, quero que a gente cresça, logo no início do ano estarmos aqui assinando essa adesão é uma grande oportunidade de mudarmos a vida dessas mulheres”, enfatiza a Secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.