Faetec 2024: alunos realizaram a prova neste domingo

O Exame que aconteceria no início do mês foi remarcado por conta das fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro.

O último domingo de janeiro foi de expectativa para os cerca de 20 mil inscritos que compareceram para realizar as provas do processo seletivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para o ano de 2024. Inicialmente marcado para 14 de janeiro, o exame foi adiado para este domingo, dia 28, em virtude das fortes chuvas que assolaram todo o Estado ao longo do mês.

Concorrendo a uma das 6.993 vagas distribuídas para Ensino Fundamental Integral, Médio/Técnico e Superior, candidatos de todo o Estado tiveram quatro horas para resolver as questões de Língua Portuguesa e Matemática, na tentativa de uma boa colocação.

De olho em uma das vagas para o Ensino Médio com formação técnica, Lucas Alves e Juliana Ribeiro, ambos com 17 anos, levaram cerca de 02 horas para resolver as questões do exame e saíram confiantes.

“Meu pai foi aluno da Faetec e estudou aqui no Ferreira Vianna que também é o colégio onde eu quero estudar e isto me motivou bastante, tanto que, embora eu não esteja fazendo o processo seletivo para o curso que eu queria, resolvi, assim mesmo, me candidatar para não deixar escapar a oportunidade. Foi uma prova bastante desafiadora, mas para quem estudou, acho que vai dar certo”, diz o candidato postulante a uma vaga em eletrotécnica. aluno de escola pública durante todo o Ensino Fundamental, Lucas já estava cursando o Ensino Médio e não viu problema em retroceder por conta da oportunidade que vê sendo aprovado no concurso. Morador da comunidade do Mandela, em Manguinhos, ele tem como maior exemplo o pai.

“Além do meu pai e dos amigos dele, eu conheço outros profissionais que se formaram pela Faetec e eu acho que vai ser uma honra poder dizer que eu sou aluno daqui. Meu pai trabalhou na Petrobras por mais de 20 anos, hoje ele tem o próprio negócio e tudo isso pela formação que ele teve”, comenta o candidato.

Também incentivada pela mãe, Juliana Ribeiro candidatou-se para uma das vagas no curso de Automação. Embora não seja um curso muito almejado pelo público do sexo feminino, a carreira vem chamando atenção pelas boas oportunidades na área.

“Minha mãe vem me direcionando e eu já fiz um curso de eletricista industrial e comentei que queria trabalhar nesta área seguindo um pouco os passos dela que é soldadora na Reduc e conhece muitos profissionais que disseram que a Faetec seria um excelente caminho para mim. Estou bastante confiante de que vou conseguir ser aprovada”, comenta a moradora de Duque de Caxias.

O resultado final do exame de sai no próximo dia 08 de fevereiro, no entanto, o gabarito com as respostas da prova estará disponível ainda nesta segunda.