Começa a Semana Pedagógica da Faetec, que apresenta os desafios do professor do Século XXI


Um evento voltado para professores, gestores, supervisores e orientadores educacionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Esse é o foco da 1ª Semana Pedagógica, aberta oficialmente na última segunda-feira (05), no Teatro Abdias Nascimento, em Quintino. E para começar os trabalhos e mostrar os “Desafios do Professor do Século XXI”, tema do evento, foi convidado o Dr. Ricardo Tonassi, presidente do Conselho Estadual de Educação. Formado em Direito e com doutorado em Educação, o palestrante não poupou elogios à Faetec, chamando de “joia da coroa da educação fluminense”. Porém, não escondeu a dura realidade para os educadores.

“Vivemos desafios hoje. Um dos grandes capítulos dessa história do celular em sala de aula é que temos professores analógicos com alunos digitais. Tanto eles como nós, educadores, temos o hábito de ficar olhando os celulares como zumbis, passando a tela. E nós temos paciência de ver vídeos de no máximo cinco segundos. E na sala de aula, queremos que esses alunos prestem atenção em nós. Iremos dar uma aula de três horas e queremos atenção dos alunos. Para isso acontecer, tem que ter uma batida de carro na sua sala, cuspir fogo em cima de um cavalo. Esse é um desafio, nos coordenarmos com a tecnologia”, alerta o palestrante.



Dentre as várias histórias e casos que teve ao longo da vida acadêmica, Ricardo lembrou que o uso de celulares é proibido em salas de aula em escolas estaduais desde 2008 e, ressaltou, que os professores precisam buscar qualificação, seja com mestrados e doutorados, e ter no diálogo com diretorias de unidades a prioridade, para que possam conseguir o tempo necessário para realizar esses investimentos na educação.

Após uma breve parada para o almoço, a tarde reservou três oficinas nas dependências da Escola Técnica Estadual República.

Professora de Educação Especial, além de assessora da Diretoria de Educação Superior (Desup) da Faetec, Marcelina Coutinho foi palestrante da oficina de “Comunicação Não-Violenta e a Cultura do Respeito nas Redes Sociais” e reforçou a ideia de que o autoconhecimento é a chave para o que se deve usar em sala de aula e na vida.

“Quando a gente fala de comunicação não-violenta, a gente fala de conexão. Quando falamos de conexão, falamos de inteligência relacional. A proposta foi fazer uma série de exercícios, que começam com o autoconhecimento e de autorresponsabilidade, sobre quem se é, o que se quer e como se posicionar perante o mundo. A ideia é que, além de usar o aprendido em sala de aula, que apliquem na vida”.


Supervisora Educacional da Rede, graduada em pedagogia e doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, Rosane de Abreu apresentou a oficina sobre a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Desenvolvimento de Competências e Habilidade”.

“Conto a história do BNCC, como foi elaborado e a proposta é trabalhar com os educadores de pegar o que está no BNCC para trazer a nossa realidade nas salas de aula, como desenvolver ou como eles podem estar se aproveitando desse guia. A intenção é relacionar o que está no BNCC com os conteúdos e conhecimento de cada disciplina que eles atuam”.

A oficina de “Metodologia Ativa” foi apresentada por Andrea Castro, professora de Biologia de base e que faz parte do grupo de trabalho do Projeto de Vida da BNCC na Faetec. Ela reforça que o ensino tradicional precisa ser aperfeiçoado para melhor engajar os alunos.

“A metodologia ativa é um aprendizado focado no aluno para desconstruir o ensino tradicional que a gente tem, que o professor é o detentor da informação e o aluno simplesmente ouvinte. A ideia é o aluno ser participante no processo de ensino dele. A gente faz uma proposta de trabalho, o aluno vai pesquisar, trabalhar em equipe e com isso desenvolver habilidades socioemocionais para aprender a lidar com desafios. Isso são técnicas em que o professor será um mediador e o aluno, o método ativo do seu aprendizado. Isso não descarta o ensino tradicional, pois em alguns momentos temos que seguir nele. Mas para engajar mais os alunos, para ter menos evasão escolar, a gente vai desenvolver essa metodologia, que vai usar técnicas e matérias extremamente simples”.

Representando a Presidência da Faetec, Renata Assunção da Diretoria de Educação Superior (DESUP), falou sobre a importância dos educadores presentes na Semana Pedagógica.

“É um grande prazer ter todos nesse evento para abordar temas tão importantes. É bom ter a Formação Continuada aqui na rede, uma demanda que é tão latente. Vocês educadores são muito importantes e fazem a Faetec acontecer. Tenham isso em mente. A prática de vocês é importante para que tenhamos a respeitabilidade que a Faetec quer e precisa”.

Representando a Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica (DDE) da Faetec, Fabiana Lima comentou do desafio que as unidades da rede terão em 2024.

“Esse evento trilha o caminho que a DDE sempre prezou junto às unidades, o caminho da confiança, e muito trabalho. Que a gente estabeleça cada vez mais, que esse vínculo fique mais forte, essa parceria entre a diretoria e as unidades de ensino se fortaleça ainda mais. Como o tema deste evento são os desafios, vamos juntos enfrentar cada um deles”.

Luiz Acácio, Diretor de Formação Inicial e Continuada (DIF), disse que a presença de várias diretorias num mesmo evento ajudará no trabalho de todos num ano que considera desafiador.

“Agradeço à DDE, DESUP e DIF pela presença aqui. É importante a reunião de todos vocês para trocar ideias, experiências e melhorar o nosso trabalho. Esse ano deve ser bem difícil e trabalhoso, mas com vocês educadores irá facilitar bastante”.

A 1ª Semana Pedagógica da Faetec tem a finalidade de trazer para o debate diversas temáticas que sejam necessárias e de interesse dos educadores, levando em conta o contexto histórico e social da atualidade, usando como subtemas as relações étnico-raciais, inclusão, tecnológica, educação e sustentabilidade.