No mês de celebração ao Dia Internacional da Mulher, Faetec Nilópolis realiza ação de conscientização com foco em empreendedorismo e saúde

Oficinas de brownie e chocolate, palestra sobre empreendedorismo feminino e endometriose deram o tom da tarde organizada pelos alunos do curso de eventos

Conhecido como o mês em que se celebra o Dia internacional da Mulher, março traz consigo importantes campanhas voltadas para o público feminino e, pensando nisso, a unidade Nilópolis da Fundação de apoio à Escola Técnica (Faetec), preparou ação voltada para mulheres da região, tendo os alunos do curso de eventos e festas temáticas na linha de frente da organização.

"Convidamos alunas e suas famílias, além da comunidade do entorno para estarem conosco realizando as atividades que preparamos especialmente para o mês das mulheres, como uma forma de também promover os cursos que oferecemos aqui na unidade. Quando chamamos a  comunidade para dentro da escola, estamos também criando a oportunidade para que ela possa participar e se interessar pelas atividades que temos. É uma via de mão dupla, a gente promove os cursos e os alunos mostram que há um aprendizado real e de qualidade aqui na Faetec", diz Patrícia Monteiro, 53 anos, gestora da unidade, que aponta a preferência dos candidatos pelos cursos de padeiro, confeiteiro e pizzaiolo.

A gestora ressalta também a importância dos cursos para  comunidade local. Segundo ela, a demanda da região por serviços de qualidade nas áreas de mecânica, refrigeração e eletricista, acaba atraindo um público diverso em gênero e idade.

"Sempre há tempo para aprender e a Faetec Nilópolis é uma prova disto. Há casos em que temos pessoas da mesma família em diferentes atividades, desde a organização de festas temáticas, a salgadeiro, costura e, agora, o curso de barista, que é uma novidade na região", diz Patrícia.

Ter os alunos organizando os eventos da unidade também é uma forma de colocar em prática o aprendizado das aulas. Na equipe, Patrick Jesus ressalta a importância da vivência que começa já dentro da Faetec Nilópolis.

"Tenho 23 anos e sou aluno de eventos e de confeitaria e costumo dizer que aprender com a prática é essencial, principalmente porque são muitos detalhes. No curso a gente aprende tudo o que é necessário para realizar um bom evento, desde a postura diante de alguma intercorrência, até o trato com fornecedores, prestadores de serviço e o público em geral e, quando há oportunidade de testar esse conhecimento na prática, é maravilhoso, pois a gente sai daqui pronto para o mercado de trabalho e, quando lá fora nos deparamos com algum problema, pela experiência daqui de dentro, a gente já tem uma noção de como podemos agir", diz o aluno.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a unidade ofereceu oficinas de brownie e chocolateria, já pensando em um atrativo rápido e fácil para a Páscoa. Sara Daiana, 32 anos, foi uma das interessadas no workshop.

"Oportunidade não se desperdiça e temos a Páscoa já chegando, então vou aproveitar essa aula para fazer ovos de chocolate e, quem sabe, ter uma renda extra neste período. Uma coisa já é certa, vou produzir as lembrancinhas e começar a conquistar alguns clientes", comentou ela, que também aproveitou para assistir a palestra sobre empreendedorismo.

Entre os 20 alunos envolvidos na produção do evento, Patrícia Marques destacou-se na produção do coffee break oferecido especialmente para as convidadas. Orgulhosa do resultado, ela pretende usar o conhecimento adquirido nos cursos que frequenta para, em breve, abrir o próprio negócio.

"Cheguei aqui sem saber fazer absolutamente nada na cozinha e agora preparo bolos, doces e pães, entre outras coisas. Com as dicas que recebemos na palestra de empreendedorismo, já estou ainda mais motivada a montar o meu negócio", comentou a aluna, que também frequenta as aulas de francês, inglês e já concluiu as aulas de culinária sustentável.

Palestras de empreendedorismo e saúde da mulher abordaram temas como gestão de negócios e endometriose

Dentro da tarde movimentada com música e interatividade, a unidade Nilópolis levou duas especialistas para uma conversa agregadora com as convidadas. Abordando a importância de uma boa gestão para o sucesso dos negócios, Nathalie Drumond conversou com o público feminino enfatizando pontos como a gestão de tempo, organização e precificação como agentes diferenciadores para o bom andamento de um empreendimento.

Jornalista que milita pela conscientização em relação à endometriose, Andrea Brígida compartilhou a experiência de quem, ao longo de 15 anos, sofreu com dores por conta da doença. A profissional, que há 12 anos fala sobre o tema em ações sócio-educativas, ressalta a relevância de eventos como o realizado pela unidade.

"Existem muitos mitos sobre a endometriose e ver mulheres que se sintam representadas quando eu falo sobre as minhas experiências e descobertas ao longo deste tempo é gratificante. Ter a oportunidade de falar para cada vez mais pessoas é importante porque, por ser uma doença que não tem cura, muitas mulheres recebem o diagnóstico como uma sentença de morte e, se eu puder contribuir para diminuir essa sensação e eliminar esse pensamento, é a sensação de dever cumprido", afirma.