Campeão do carnaval pela Série Ouro, carnavalesco da Unidos de Padre Miguel foi aluno Faetec

Lucas Milato renovou contrato com a escola de samba que desfilará no Grupo Especial em 2025. Ex-aluno do curso de edificações, ele irá dividir a responsabilidade do projeto com Alexandre Louzada

Uma das grandes revelações do carnaval de 2024, Lucas Milato, 27 anos, ainda está processando tantas novidades desde que conseguiu alcançar o resultado que a Unidos de Padre Miguel perseguia há tempos: ser campeã do grupo de acesso e chegar à elite do carnaval.

Formado em arquitetura e urbanismo, o carnavalesco de 27 anos preparou-se, desde a infância, para trilhar o caminho do sucesso, e esta trajetória teve início em Nova Iguaçu, na escola de João Luiz do Nascimento, unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), onde formação técnica em Edificações. Filho de um engenheiro civil, Milato escolheu o curso, justamente porque já havia decidido que este era o caminho que desejava seguir e que, para destacar-se, precisava ter este diferencial.

“Naturalmente o meu caminho seria a engenharia ou a arquitetura porque sempre tive muita habilidade com o desenho, mas, desde os oito anos, mais ou menos, eu tinha o sonho de trabalhar com o carnaval. A decisão de escolher o curso de edificações também foi muito em razão disso, pois eu queria estar muito bem preparado, já que no curso, a gente tem uma base técnica muito boa para planejamento e execução dos projetos, com a leitura de plantas baixas, cortes de alegorias, entre outros conhecimentos que eu aplico até hoje”, diz Lucas.

Dentro do curso, o carnavalesco ressalta o conhecimento que adquiriu e que foi primordial, não somente para sua profissão atual, mas também para a formação universitária em arquitetura e urbanismo.

“O curso é realmente completo. Nele, tive toda a base em desenho, geometria, volumetria, projeto executivo e arquitetônico, ou seja, aprendi tudo o que é necessário desde a elaboração de um projeto, até a finalização e dentro do carnaval. Saber entender estes aspectos faz toda a diferença, até mesmo para orientar os profissionais que trabalham com a gente nos barracões. No que se refere à universidade, mais ainda, cheguei na graduação com uma boa base e isso, certamente, fez com que eu saísse na frente, porque eu comecei a trabalhar ainda estando na graduação por conta do embasamento técnico que eu já tinha. Estudava à noite, trabalhava durante o dia e fazia o carnaval virtual, que eu também considero uma escola importante para quem quer atuar neste segmento”, comenta.

Em 2010, Lucas Milato começou a desenvolver trabalhos para o carnaval, realizando desenhos de fantasias para o Paraíso do Tuiuti, em parceria com o carnavalesco Eduardo Gonçalves. A parceria continuou para o carnaval de 2011, e passou a atuar também como projetista de Alegorias. Em 2012 e 2013, colaborou com o carnavalesco na Alegria da Zona Sul. Em 2017, desenvolveu o enredo “Oxóssi, o caçador” na Acadêmicos da Abolição. Para o carnaval de 2018, fez parte da equipe do carnavalesco João Vitor Araújo, na Unidos de Padre Miguel, e realizou trabalhos de arte finalista para o carnavalesco Mauro Quintaes, na Unidos do Peruche.

Além disso, estreou como carnavalesco na Unidos da Ponte, conquistando o título da Série B, na Intendente Magalhães, e ascendendo a agremiação aos desfiles na Marquês de Sapucaí. Em 2019, novamente atuou com arte finalista para o carnavalesco Mauro Quintaes, na Dragões da Real, conquistando o vice-campeonato do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. No mesmo ano, como carnavalesco, assinou o desfile do Sereno de Campo Grande.

Milato estreou na Marquês de Sapucaí como carnavalesco no carnaval de 2020, pela Unidos da Ponte, além de assinar o carnaval da Em Cima da Hora, na Intendente Magalhães, conquistando o vice-campeonato e a ascensão da escola aos desfiles na Marquês de Sapucaí. Em 2022, após o período pandêmico, assinou como carnavalesco o desfile da Inocentes de Belford Roxo, com o enredo “A meia noite dos tambores silenciosos”, conquistando o 4° lugar da Série Ouro. No carnaval de 2023, seguiu na agremiação, exaltando a força feminina sob o olhar das Paneleiras de Goiabeiras, e conquistando o 3° lugar. Nos dois anos consecutivos à frente do carnaval da Inocentes, foi premiado com o melhor enredo pelo Feras do Carnaval.

O grande desafio, no entanto, chega com a ascensão da escola da Vila Vintém ao Grupo Especial. Considerada uma potência, a Unidos de Padre Miguel terá o desafio de tentar quebrar o tabu e seguir no grupo de elite. Lucas estará ao lado de Alexandre Louzada, conduzindo o projeto da vermelha e branca.

“Para mim, o grande desafio no Grupo Especial, dentre os muitos desafios que vão surgir ao longo do processo, é justamente conseguir administrar toda essa demanda de trabalho. A responsabilidade é muito maior e a demanda de trabalho também. Então, acho que o grande desafio é conseguir administrar tudo isso, levando em consideração que a gente está realizando um trabalho para uma comunidade extremamente apaixonada e que por muito tempo esperou esse momento. Então, além da responsabilidade padrão de apresentar um trabalho bem feito, bem acabado, bem pensado, conceituado, a gente tem a missão de fazer isso tudo para uma comunidade que esperou por mais de 50 anos por esse momento. O desejo de fazer algo incrível e extremamente bem feito também aumenta, porque é muito bacana você desenvolver esse projeto, entendendo que tem muito afeto por trás”, finaliza.