Presidente Caroline Alves toma posse no Conselho de Empreendedorismo Feminino

Na última quinta-feira (21), a presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Caroline Alves, tomou posse no Conselho Estadual de Empreendedorismo Feminino, ao lado de outras 29 mulheres. A cerimônia aconteceu no Palácio da Guanabara, com a presença do governador, Cláudio Castro; da primeira-dama, Analine Castro; e da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

O Conselho Estadual de Empreendedorismo Feminino será estabelecido como um órgão consultivo, encarregado de oferecer orientação à Secretaria da Mulher na elaboração e implementação de políticas públicas e diretrizes destinadas a promover o crescimento do empreendedorismo feminino. Ao todo, 33 mulheres fazem parte do CEEF e a atuação dos membros valerá por dois anos.

O conselho é composto pela presidente, Heloisa Aguiar; a vice-presidente, Karoline Mendez, que é superintendente de autonomia e economia da mulher; a coordenadora, Marcele Porto; e 30 conselheiras, sendo elas gestoras públicas representantes do Governo e de macrorregiões do Estado; empreendedoras que se destacam na temática; pesquisadoras e representantes de universidades, instituições de fomento ao empreendedorismo, ONGs e grupos de mulheres.

Caroline Alves destaca que o empreendimento feminino é transformador e fundamental para o progresso econômico do estado.

“As mulheres empreendedoras são um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro, por isso é vital a importância de apoiar essas mulheres. O conselho representa a criação de um ambiente incentivador, que vai contribuir para que cada vez mais mulheres tenham espaço, oportunidades e recursos para transformar suas ideias em empreendimentos de sucesso”, declarou.

Durante a cerimônia, Cláudio Castro também apresentou o Diagnóstico do Empreendedorismo Feminino, destacando o Rio de Janeiro como o estado com o maior número de mulheres empreendedoras do país. Esse relatório foi produzido pela Secretaria da Mulher com o intuito de identificar as organizações que apoiam o empreendedorismo feminino e compilar informações sobre mulheres que empreendem.