Alunos de Logística da Faeterj Três Rios fazem visita técnica ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão)

O curso de graduação em Tecnologia em Logística, da Faeterj Três Rios, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), proporcionou a 18 alunos uma visita técnica para conhecer a operação do Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

A visita ocorreu na última quarta-feira (20.3), data que marcou o início do semestre letivo na unidade. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a operação na prática, esclarecer suas dúvidas, além de ouvir curiosidades sobre a operação de cargas no modal aéreo.

Muito animada, a aluna do 5° período do curso de Logística, Kethellyn Azevedo de Oliveira, de 27 anos, destacou a importância das visitas para expandir o conhecimento teórico e prático.

“Eu pude ver pessoalmente tudo que aprendi desde o início do curso de Logística, como: sistemas de armazenagem, movimentação de cargas, sistemas de informações logísticos, transporte e também um pouco sobre Comércio Exterior. Foi a minha quarta visita técnica pela Faeterj, e todas foram experiências incríveis de aprendizado. Conhecer a área da exportação do aeroporto, com certeza está no meu Top 1 da minha lista”, revela a aluna.

Com mais de 20 anos de experiência na área, a visita foi conduzida pelo Gestor Comercial do Terminal de Cargas do Aeroporto RIOgaleão, Leandro Macedo. O profissional destacou toda a operação do terminal, com o foco nos temas: “Cenário global do mercado do transporte aéreo atual”; “Condições de manuseio e carregamento em aeronaves cargueiras”; “Principais segmentações e distribuições do mercado aéreo no RIOgaleão”; “Principais intervenientes e suas responsabilidades na logística de nacionalização de uma carga aérea”; “Processos administrativos e operacionais realizados em uma zona primária de um aeroporto alfandegado”; além das oportunidades de ganhos de mercado e eficiência logística.

Os alunos da Faeterj Três Rios tiveram ainda a oportunidade de conhecer as áreas de recebimento, armazenagens, liberação e docas. A coordenadora Carina Machado e a professora Luciana Fonseca acompanharam os jovens do 3º e 5º período do curso de Logística.

“A visita técnica é um dos métodos didáticos mais eficientes no processo de aprendizagem, pois ele permite vivenciar na prática a operação da empresa. A visita ao terminal de cargas do aeroporto Galeão permitiu ver a operação na prática, de fato acontecendo. Além de uma troca ímpar de conhecimento com o profissional da instituição. Sensacional”, comemora a coordenadora Carina Machado.

Ao final da visita técnica, os alunos receberam certificado de participação e foram presenteados com um kit Cargo Experience, contendo um avião de madeira, bloco, caneta e bolsa.