Faetec Bangu promove evento de gastronomia unindo a culinária de povos indígenas, africanos e portugueses

No último dia 30, a unidade em Bangu da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), na Zona Oeste do Rio, promoveu um evento de gastronomia envolvendo todos os cursos oferecidos no polo. Incentivando a integração entre os alunos, professores e toda a comunidade escolar, cada turma apresentou um trabalho de forma teórica e prática.

A ideia era mostrar a culinária de povos influentes na cultura nacional. Dessa forma, os estudantes fizeram o preparo de pratos típicos de Portugal e do continente africano. Além disso, a gastronomia indígena também foi apresentada, valorizando o legado e a riqueza cultural das comunidades nativas do Brasil.

A Shirley Paula dos Santos, de 63 anos, é aluna do curso de Qualificação Profissional em Confeiteiro e faz parte da turma que preparou quindins portugueses. Ela também já fez cursos de salgadeiro e auxiliar de cozinha na Faetec e acredita que as profissionalizações são fundamentais e um diferencial na hora de buscar uma vaga de emprego.

“Já trabalhei na área. O meu primeiro trabalho foi na padaria, como auxiliar de padeiro, e ali cresceu a curiosidade e a vontade de aprender um pouco mais sobre alimentação. Pretendo fazer outros cursos na Faetec, mas farei uma pausa nos cursos para tentar entrar no mercado de trabalho, pois já consigo dar os primeiros passos, aprendi muita coisa. A Faetec está de parabéns com seus professores. Na minha opinião, esses cursos representam um abrir de oportunidades, é um leque que se abre para adquirir mais conhecimento”, contou a estudante.

No mesmo dia, o polo ofereceu ainda uma palestra sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais, as chamadas PANCs. O professor do Instituto Federal de Goiás e especialista na área, Alcyr Vieira, explicou as possibilidades de consumo de determinadas plantas, que não são comercializadas ou são consumidas apenas em regiões específicas.

Perto de se aposentar, a gestora da unidade, Helena dos Santos Tavares, falou emocionada do orgulho e alegria que sente em fazer parte da Faetec Bangu.

“Esses últimos momentos são reveladores para mim, em relação ao trabalho que a Faetec Bangu realiza. Quando entrei aqui, minha vida mudou completamente, sou grata aos alunos e toda a equipe. A alegria de vocês (alunos) nos contagia mais a cada dia. Estou muito feliz com o evento e agradeço a todos os alunos envolvidos e a todos os professores. Estar com vocês é um momento único, fico realmente emocionada”, concluiu a gestora.

Para quem é morador da Zona Oeste e deseja estudar na Faetec Bangu, o polo oferece cursos na área de gastronomia, como cozinheiro, confeiteiro e padeiro e a previsão é de que novas vagas sejam abertas no próximo semestre.