Escola de Música da Faetec Marechal Hermes se apresenta no Theatro Municipal do Rio

A Banda Sinfônica e o Coro da Escola de Música da Faetec Marechal Hermes se apresentaram, no último sábado (04), para uma público repleto de familiares e amigos, na Sala Mário Tavares, no Theatro Municipal, centro do Rio. A apresentação conta ainda com a parceria do Coletivo das Artes na formação de dez regentes do curso de Pós-graduação da instituição.

No início da manhã, os 49 componentes e alunos da Banda Sinfônica da Escola de Música da Faetec, com a regência do maestro e professor, Lélio Alves, ensaiaram as principais músicas para a apresentação. O repertório contou com composições de Antonio Vivaldi, Giuseppe Verdi, Thomas Doss passando por músicos brasileiros, como, Gilberto Gil, João Donato, Heitor Villa-Lobos, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, entre outros.

Para o maestro da banda, Lélio Alves, o concerto será uma forma de aprendizagem tanto para os alunos da Rede Faetec quanto para os futuros regentes.

“O evento é uma parceria do curso de Pós-graduação em Regência que eu coordeno chamado Coletivo das Artes de Vitória, no Espírito Santo. Eles irão colocar em prática tudo que estudaram na teoria. Todos estão regendo muito bem, obviamente que a gente já ensaiou bastante a Banda Sinfônica antes, os graduandos já pegam uma banda preparada e só realizou os últimos detalhes. Foi um ótimo concerto e os alunos da Faetec se divertiram muito”, comemora o professor Lélio Alves.

A futura maestrina Juliana Lima, veio de Itaúna, interior de Minas Gerais, para reger a banda e o coro da Faetec. Muito concentrada em cada detalhe, Juliana que já se formou em Canto Erudito, em 2011, realiza seus estudos agora em regência.

"A gente precisa fazer um artigo científico e reger um concerto para o término do curso dessa pós-graduação. E estamos aqui para colocar em prática tudo que aprendemos. É incrível o nível da Banda Sinfônica da Faetec, eles são muito bons e estou muito feliz por essa oportunidade", ressalta Juliana Lima.

Já para o ex-aluno da Faetec, Jorge de Jesus, que estudou flauta transversal na Faetec de Marechal Hermes no ano 2000, comemora seu retorno agora como uma aluno de pós-graduação em Regência.

"Eu vivo de música desde os sete anos, aprendi a tocar violão sozinho. Um tempo atrás, na Faetec, fiz um curso de flauta transversal com a Lena Horta, irmã de Toninho Horta, uma grande referência na área musical que sou fã. Com 14 anos toquei com vários músicos importantes, como o Grupo Molejo, Exaltasamba e Hermeto Pascoal. Hoje sigo na carreira como estudante de Regência", destaca emocionado Jorge de Jesus.

No período da tarde, foi a vez dos ensaios do Coro da Escola de Música, composto por mais de 40 cantores divididos em sopranos, contraltos, tenores e baixos, o coro possui a regência da professora Cristina Salles.

Para a soprano Luciane Bezerra, que está há dois meses no curso de Prática Coral da Faetec de Marechal, estar presente no Theatro Municipal é muito significativo para sua recente carreira musical.

“Eu sempre cantei na igreja, o coral tem por objetivo te dar suporte de uma voz para a outra, se um faltar, o outro complementa. E eu acho isso incrível, fazer esse curso traz uma vitalidade para minha vida e abre o leque para outros estilos musicais e novas técnicas”, revela a aluna Luciane Bezerra.

No final da tarde, a Sala Mário Tavares atingiu sua capacidade máxima de pessoas para foram prestigiar a apresentação da Banda Sinfônica e do Coro da Escola de Música de Marechal Hermes. Com mais de uma hora de apresentação, os músicos e futuros regentes mostraram cada detalhe de seus conhecimentos. Na plateia, a assistente social, Renata de Jesus, escolheu o melhor lugar para prestigiar seu amigo que estava tocando percussão na Banda Sinfônica.

“Não tem preço estar aqui porque a melhor coisa na vida é a gratidão. E hoje ver a apresentação do meu amigo Matheus Barros é muito importante. Ele faz parte do meu ministério na igreja e, além disso, também sou cantora, e ele me acompanha nas saídas. Estar aqui hoje vendo ele é uma forma de gratidão”, celebra Renata de Jesus.

Exemplos familiares

São vários os exemplos de alunos da Faetec que possuem seus familiares como primeiros fãs e motivadores para continuarem na carreira musical. Um dos exemplos é da aluna Vitória dos Santos Tortura, de 17 anos, componente da Banda Sinfônica. Ela detalha sua história e sonhos em seguir como musicista, tendo como estudo o trombone há dois anos e meio.

"Eu quero ser militar igual ao meu avô. E minha mãe me deu um trombone para me motivar a ingressar na banda do Exército. Estou estudando para isso, e também quero ser professora de música em alguma universidade. Estar aqui hoje no Theatro Municipal me deixa muito feliz e emocionada", comemora Vitória dos Santos Tortura.

Durante os ensaios, o aluno Matheus Santos de Moura, de 18 anos, passou por diversos instrumentos indo da percussão até a flauta transversal, sua paixão e preferida nos estudos. Desde de muito cedo escolheu a música como profissão, tendo estudado na Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, aulas de canto no Coro Juvenil do Rio de Janeiro, no Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), além do curso Técnico em Música na Faetec.

“A música é uma parte importante da minha vida. Desde pequeno, a música me ajudou muito em todos os quesitos. Tudo começou aos quatro anos de idade na minha primeira igreja, onde descobri o que era uma bateria, um pandeiro. O meu pai me ensinou a tocar pandeiro, triangulo e me incentivou a tocar bateria. A minha maior inspiração veio do meu pai. Pelo esforço que ele teve para me impulsionar a fazer o que eu faço hoje em dia, e que irei continuar sempre”, revela o aluno Matheus Santos de Moura.