Aluno da FAETEC recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Vanessa Campanario

Diego Pereira de Oliveira ganha a quarta medalha na competição

Pelo quarto ano consecutivo, o carioca Diego Pereira de Oliveira subiu ao pódio da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na última terça-feira (14/11), ele recebeu a medalha de ouro da edição de 2016, que totalizou 17,8 milhões de participantes de escolas todo o Brasil. A prova foi realizada no ano passado, mas a cerimônia de entrega da honraria aconteceu esta semana, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O jovem morador de Irajá é uma inspiração para alunos da Faetec e de toda Rede Pública Estadual Ensino.

Essa é a quarta participação de Diego na Olimpíada, organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Como estudante do curso Técnico de Mecânica da Faetec Ferreira Viana, ele conquistou uma medalha de ouro e duas de prata. Em 2013, quando ainda estudava no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador, Diego ganhou a medalha de bronze.

O jovem, que ingressou no segundo semestre de 2016 no curso de Bacharel em Matemática, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), garante que não teve uma rotina intensa de estudos. Ele conta que apenas se dedicou na escola, prestando atenção às aulas e revisando os conteúdos em casa. Para ele, o diferencial é o amor que tem pela disciplina.

– Gosto muito de matemática e a medalha de ouro era o meu objetivo desde o início. Aconselho os meus amigos a nunca desistirem dos seus sonhos, mesmo que as pessoas não valorizem ou não incentivem. Pois é muito gratificante ver a alegria da família e dos amigos com a minha conquista. Torço para que ouros colegas também consigam a vitória – diz Diego.

Em sua 12ª edição, a olimpíada tem o objetivo de incentivar o estudo da disciplina e revelar novos talentos. Ao todo, 48.982 estudantes foram premiados na Olimpíada de 2016, sendo 500 com medalha de outro, 1.500 com a de prata, 4.500 com a de bronze e 42.482 com menção honrosa. A competição é destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros.