Faetec Quintino realiza Arraiá Social

Aconteceu no último domingo (05/08), o Arraiá Social da Faetec Quintino. A ação teve como objetivo promover integração entre escola e comunidade e oferecer serviços gratuitos aos moradores da região. O evento foi promovido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

A festa contou com gincana, barraquinhas e apresentações de quadrilhas. Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços, como isenção de documentos, espaço de beleza (corte de cabelo, trança, sobrancelha, manicure, maquiagem), orientação veterinária, atendimento jurídico, recreação infantil, aulão de Jiu-Jitsu e stand de divulgação e orientação dos cursos Faetec.

Cerca de 1.000 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a participação de alunos e profissionais de várias unidades da Rede, além de voluntários. Foram montadas barracas de artesanato, caldos, doces, salgados, bebidas, brechó e pescaria. Toda a verba arrecada na venda dos produtos será destinada aos projetos das escolas envolvidas.

 

 – É a primeira ação social que participo e estou adorando. Ao maquiar as visitantes, percebo que contribuo muito com a autoestima delas. Procurei o curso de Maquiagem na Faetec porque sempre cuidei de mim sozinha. Mas hoje posso ajudar outras mulheres e ainda ganhar uma renda extra – disse a voluntária e aluna da Faetec, Jéssica Pinheio, 30 anos.

 

 

 – Como eu moro na redondeza e faço ensino técnico na unidade República, vim prestigiar a ação da escola e aproveitar os serviços oferecidos. A intenção era só obter a isenção de documento, mas aproveitei também para cortar o cabelo, fazer a barba e sobrancelha. A ação ajuda a comunidade e ainda faz os alunos praticarem o que aprendem – contou Gabriel Araújo, 17 anos.

 

 – Quando entrei no curso de manicure, eu queria melhorar a técnica, executar com eficiência o serviço e conhecer todos os procedimentos de higiene e saúde. Eu buscava ampliar os horizontes e consegui. Em breve, vou moro em Portugal e poderei trabalhar no que gosto com qualificação e diploma na área – comemorou a voluntária e aluna da Faetec, Nadja da Silva, 37 anos.

 

– Fui um dos primeiros a chegar ao evento para conseguir a isenção de documentação. Preciso tirar a segunda via da carteira de identidade e da certidão de nascimento, porque alguns lugares já não aceitam os meus documentos envelhecidos. Hoje, as taxas são caras e estão fora do orçamento das pessoas. Por isso, é importante que ações como essa se repitam – propôs o morador de Engenho de Dentro, Alexandre Barbosa, 28 anos.