Faeterj Paracambi e Conselho de Segurança realizam projeto para mulheres vítimas de violência doméstica

As atividades contam com aulas de técnica de defesa pessoal, orientação jurídica e palestras

A Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) de Paracambi, unidade pertencente à Faetec, em parceria com o Conselho de Segurança e o Observatório de Segurança Pública, realizam o Projeto Arte e Defesa. O objetivo é ensinar técnica de defesa pessoal voltado para mulheres vítimas de violência doméstica ou em estado de vulnerabilidade na região. Serão destinadas 20 vagas gratuitas para quatro aulas práticas de defesa pessoal. O evento conta ainda com palestras sobre violência contra a mulher e orientações jurídicas sobre a Lei Maria da Penha.

O evento acontece todas as quartas-feiras, entre 21 de agosto e 25 de setembro, a partir das 13h, na Faeterj Paracambi, localizada na Rua Sebastião Lacerda, s/nº – Fábrica – Paracambi. As interessadas em participar precisam procurar a secretaria da Faeterj Paracambi ou enviar um e-mail para o endereço conseg@O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O telefone para mais informações é o (21) 99753-2515. Caso o número de vagas seja preenchido será criada uma fila de espera.

O vice-diretor da Faeterj Paracambi, Tulio Queto de Souza, que tem formação em Artes Marciais, será o instrutor das aulas práticas de defesa pessoal. Ele ressaltou que as participantes terão aulas teóricas e práticas sobre o tema, com orientações sobre como agir diante das diversas situações de risco. “A aula de defesa pessoal é uma parte da Arte Marcial. A ideia é mostrar movimentos simples, e principalmente, trabalhar com elas sobre como devem reagir em situações adversas”, destacou Souza.

 

 

Além do curso de defesa pessoal, o evento contará com palestras que abordarão temas como informações sobre a Lei Maria da Penha e orientações jurídicas; atendimento humanizado na rede pública de saúde; orientação sobre Segurança Pública e Política de Segurança Cidadã; esclarecimento sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha; e informações sobre registros de ocorrência em caso de violência doméstica.

Para a realização do evento, o autor do projeto, que é diretor Técnico do Conselho de Segurança Pública de Paracambi e membro do Observatório de Segurança Pública, Marcelo Fernandes, explicou como foi realizada a coleta de dados sobre criminalidade na região, até chegar à decisão de utilização do tema sobre violência contra a mulher no projeto Arte e Defesa.

“No Observatório de Segurança Pública nós buscamos dados da Polícia Civil, através dos registros de boletins de ocorrências pelos bairros de Paracambi. Através desses dados, os alunos da disciplina de Estatística da Faeterj Paracambi tiveram que mapear a criminalidade dentro do município e transformaram em dados analisados no período de 2014 a 2019. Com isso, identificamos um índice muito grande de mulheres vítimas de violência, que precisavam de suporte. Então, decidimos começar pelo apoio para a mulher vítima de violência doméstica. Buscamos parcerias com os órgãos governamentais para darmos essa contribuição para a sociedade”, afirmou Fernandes.