Gabinete na Escola marca presença no campus da Faetec Imbariê, em Duque de Caxias

Fotos: Vanessa Campanario 

Auditório lotado, música e poesia. Assim foi recepcionado o presidente Romulo Massacesi e sua comitiva por alunos e professores da Faetec Imbariê, composta por uma Escola Técnica Estadual e uma Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Essa foi a sétima agenda do Gabinete na Escola realizada nesta terça-feira (03).

Na companhia do subsecretário de Políticas Públicas de Ensino Tecnológico, Rafael Alves; do vice-presidente Educacional, Maicon Lisboa; do chefe de gabinete, Fernando Mota e de todo o seu staff; Romulo Massacesi percorreu as instalações do campus para conhecer de perto a realidade das unidades.

Durante o encontro, estudantes da Rede tomaram a palavra e apresentaram as necessidades identificadas por eles nas escolas. A violência do entorno, a presença de pombo, o cardápio da merenda, o uso de verbas para visitas técnicas, a ampliação do número de profissionais e as necessidades estruturais foram alguns dos temas elencados no bate-papo. Elogio à seleção de professores e ao conteúdo dado em sala também foi salientado.

 

– Ficamos felizes com a presença do presidente na unidade, porque precisamos mesmo dessa comunicação. O nosso pedido é que olhassem para as nossas necessidades com mais empatia. Espero que avaliem nossas sugestões e possam atender algumas das demandas – sintetizou o aluno João Victor dos Anjos da Faeterj Imbariê.

Foram esclarecidos também temas que a comunidade discente das duas unidades do campus não tinha conhecimento, como a inconstitucionalidade em oferecer transporte gratuito para alunos que cursam o Ensino Técnico nas modalidades subsequente e concomitância externa. Além disso, a administração da Rede pontuou as licitações que estão em andamento para atender determinadas demandas, a exemplo da cantina, instalação e manutenção de ar-condicionado e reformas de laboratórios.

– Sei dos problemas que herdamos, mas a gente não vai olhar para o passado porque não temos tempo a perder. Hoje o que eu vim fazer aqui é trabalhar. E ouvi as necessidades mais genuínas daqueles para quem nós devemos realmente prover o ensino de qualidade: os alunos. Não vou fazer promessas nem assumir compromissos que não posso cumprir, mas também não entrei na administração pública se não fosse para trabalhar, e é isso o que temos feito – salientou o presidente Romulo Massacesi em seu discurso aos alunos.

 

 

O gestor da Escola Técnica Estadual Imbariê, Julio Cesar Offredi, encerrou o encontro com uma fala de gratidão ao trabalho desempenhado por toda equipe técnica e pedagógica da Rede: “Foi muito significativo esse momento, essa troca de informação. Pra mim, é um privilégio fazer parte dessa escola e trabalhar com pessoas que só com o olhar a gente se entende”, concluiu Ofrredi, que também presentiou a direção da Rede com uma camisa em comemoração aos sete anos da unidade.