Alunos da FAETEC participam pela primeira vez da maratona de programação ‘Hackathon’

Parceria busca encontrar soluções inovadoras para um problema dos municípios da Baixada. Uma iniciativa entre a SECTI e a SECEC

 

Já Imaginou resolver um problema com a tecnologia? Legal, não é mesmo?  É isso que vai acontecer nos dias 28 e 29 de setembro, na 2° edição do Hackathon Escola Inovadora, uma iniciativa da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), da Secretaria de Cultura (Secec) e da Fundação Cecierj.

O objetivo do evento é desenvolver soluções tecnológicas para uma “dor” da Baixada Fluminense que será selecionada pela comissão organizadora, com especial foco na sociedade e cidade onde vivem os estudantes, em consequência fortalecer e incentivar a inovação, o empreendedorismo e a educação participativa nos estudantes da rede FAETEC com um olhar diferente do processo de ensino convencional: a educação pensada e construída. Para participar do Hackathon os alunos da Faetec receberam treinamentos aplicados pela ONG Rio Criativo, com o objetivo de nivelar o conhecimento das metodologias a serem utilizadas no evento.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, ressalta que os hackatons estão fazendo um grande sucesso atualmente no meio da tecnologia, e é difícil não achar um desenvolvedor, empreendedor que não tenha participado ou não queira participar de um hackathon. “Nós da SECTI estamos inserindo esta cultura nos nossos alunos para que isso faça parte do cotidiano dos jovens. Os Hackathons desenvolvem as técnicas de maneira única, em equipe, proporcionando experiências multi-funcionais entre todos os participantes a fim de obter a melhor resolução do problema entre todas as formas de pensamento. Em resumo,  proporcionaremos aos alunos encontrar soluções criativas e inovadoras que podem mudar a realidade dos municípios da nossa Baixada”, afirmou o secretário.

Durante os dois dias do encontro, as equipes formadas desenvolverão propostas sob o direcionamento de professores, mentores, parceiros e equipes de apoio. Os projetos desenvolvidos serão avaliados por uma banca composta por representantes das secretarias envolvidas no projeto, de empresas parceiras relacionadas ao tema do evento. No final da maratona, somente uma equipe sairá vencedora.

Nesta edição, oito turmas de escolas da Faetec participarão da competição que vai acontecer no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, onde devem encontrar soluções criativas e inovadoras que envolvam aspectos computacionais.  São elas: Faetec Adolpho Bloch, Faetec Ferreira Viana, Faetec Imbariê, Faetec João Luiz do Nascimento, Faetec Juscelino Kubitschek, Faetec Maria Mercedes Mendes Teixeira, Faetec Oscar Tenório e Iserj.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, avalia o Hackathon como uma chance para os estudantes aprenderem ainda mais sobre as novas tecnologias. “Eles receberão mentoria de especialistas e vão participar do projeto do início até a sua execução. Será uma excelente experiência para a garotada”, pontua Massacesi.

O Hackathon é uma maratona de programação e tem sido realizado por empresas e governos na busca de soluções criativas e inovadoras para os problemas existentes nas organizações. Os desafios têm mobilizado jovens pelo país, sejam estudantes e profissionais das áreas de programação, design, gestão e outras, interagindo o saber técnico, a criatividade e a juventude, criando um ambiente de competição e com foco no resultado.

 

Serviço: Maratona Hackathon

Hora: 9h às 18h

Data: 28 e 29 de setembro de 2019

Local: Museu Ciência e Vida - Rua Aílton da Costa, S/N - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias