Programa Escola pra Vida certifica 30 alunos em curso de qualificação da Faetec

Os formandos são alunos Colégio Estadual Dom Walmor, em Nova Iguaçu

O programa ‘Escola pra Vida’ certificou nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, 30 alunos do Colégio Estadual Dom Walmor, em Nova Iguaçu, no curso de Auxiliar de Logística. A atividade foi ministrada em dez semanas, para estudantes matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão veiculado a Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Secti).

Lançado em julho, o projeto prevê que unidades escolares de ensino regular do estado ofereçam educação em formato integral, por meio de cursos de qualificação profissional da Faetec. As escolas que receberam projeto piloto já estão entregando ao mercado de trabalho os primeiro profissionais. Entre elas, está o Colégio Estadual Dom Walmor.

Na cerimônia de formatura da unidade, estiveram presentes o vice-presidente Educacional da Faetec, Maicon Lisboa; a diretora regional da Seeduc, Maria Angélica Novaes; e as diretoras geral e adjunta da unidade, Arilene Rodrigues e Solange Lopes, respectivamente.

– Parabenizo vocês por terem concluído mais essa etapa. Essa é uma grande oportunidade na vida de vocês. O que está acontecendo hoje aqui será ampliado no ano que vem para mais de 500 unidades educacionais do estado. Os cursos são voltados à vocação regional, o que aumenta significativamente as chances de emprego qualificado – afirmou o vice-presidente Educacional da Faetec, Maicon Lisboa.

Fotos: Maicon Salles

A professora da Faetec Karen Chaves se mostrou emocionada ao entregar os certificados para os concluintes. “Eu acredito na educação como ferramenta de transformação. Eu estou muito feliz de ter feito parte da vida de vocês. Mas o meu sonho é um dia encontrá-los e saber que estão empregados em uma grande empresa”, destacou.

Cursando o primeiro ano do Ensino Médio, Rodrigo Silva, de 15 anos, foi o destaque do curso. “Vi no curso da Faetec uma oportunidade de aprender algo novo. E me surpreendi com o conteúdo. Agora, sei que antes de fazer algo preciso ter planejamento. Espero que a minha escola seja beneficiada com outros cursos, pois quero me qualificar cada vez mais”, disse o jovem, morador do bairro Ambaí, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Na próxima sexta-feira (11) a cerimônia de encerramento do programa Escola pra Vida acontece na Faetec Mesquita, às 18h, onde participam cerca de 300 alunos de cinco escolas estaduais.