Integra Faetec reúne centenas de pessoas no campus Quintino

Evento trouxe alunos e professores para um dia inteiro com atividades lúdicas e pedagógicas

O complexo da Faetec Quintino, localizado na Zona Norte do Rio, recebeu na sexta-feira, dia 18 de outubro, a primeira edição do Integra Faetec. O evento foi desenvolvido com o objetivo de celebrar o Dia das Crianças e o Dia dos Professores com atividades lúdicas e pedagógicas, proporcionando um ambiente de conhecimento, diversão e entretenimento, além de estreitar o relacionamento entre professores e alunos.

A abertura do evento aconteceu no teatro Abdias Nascimento e contou com a presença do presidente da Faetec, Romulo Massacesi; do vice-presidente Educacional, Maicon Lisboa; e do o chefe de gabinete, Fernando Mota. "Para mim é uma grande alegria abrir esse evento, onde valorizamos um dos vínculos mais bonitos da sociedade, que é entre professor e aluno. Vocês são os nossos grandes protagonistas. Também gostaria de agradecer publicamente o grande presente que eu acabo de receber do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que é a autorização de aproximadamente R$ 25 milhões para a reforma de todas as escolas técnicas da Faetec. Ou seja, vocês saem de férias num dia e no outro já começam as obras estruturais. O ano de 2020 vai ser muito diferente. Vem muita coisa boa aí, gente", anunciou Romulo Massacessi, que foi muito aplaudido pelo público presente, composto por toda comunidade escolar.

Com a lotação máxima do teatro, a primeira parte do evento foi dedicada para a entrega do prêmio Docente Destaque 2019. As unidades indicaram os professores e, por meio de votação aberta ao público, que somaram mais de 150 mil votos, foram escolhidos os professores José Marques da Fonseca Junior (Faetec Resende); Dora da Silva Damião (Faetec Via Brasil); Michele Arruda (Faetec Macaé); Fabíola Oliveira Freitas (Faetec Barra Mansa); Hugo Dourado (Faetec Angra dos Reis); Patrícia Nascimento de Almeida (Faetec Nova Iguaçu – Unidade Austin); José Noberto Vieira Lanes (Faetec de Transporte Engenheiro Silva Freire); Lelio Alves (Faetec Marechal Hermes); Waniston Coelho Celeri (Faetec Vila Isabel) e Talita Maria Teixeira (Faetec Valença).

Emocionado com a homenagem, José Noberto Vieira Lanes falou que em 18 anos como professor, essa foi a primeira vez que foi homenageado. "Trabalhei anos como engenheiro mecânico, mas sempre senti que tinha vocação para ensinar. Recebi muitos prêmios quando trabalhava com máquinas. Mas este é especial porque é o primeiro que ganho cuidando de pessoas. Ser professor é uma forma de devolver para a sociedade tudo aquilo que ela me deu", afirmou o docente da Faetec Silva Freire.

Fotos: Felipe Correa

A programação cultural contou com a peça Marakanãde, apresentada pela unidade Martins Pena, e de dança, pela unidade Adolpho Bloch, além de um desfile de moda com a temática sustentabilidade da unidade República. Um show de talentos entre os alunos apresentou balé, dança sênior, chorinho e samba. O teatro também recebeu as palestras dos YouTubers Bárbara Cavalcanti, que falou sobre Autoestima e Reeducação Alimentar; Gustavo Guanabara, abordando “Posturas e atitudes nas redes sociais” e Rafael Procópio, que falou “ Da favela ao Vaticano através da Matemática”. A Escola Nacional de Circo também participou do evento com apresentações artísticas durante toda manhã.

Durante o evento, brindes foram sorteados entre os alunos. "Esse evento está sendo muito legal. Tô adorando. Gostei muito das apresentações de teatro e dança. Já espero a próxima edição", disse Pedro Diogo Ogêba, de 16 anos, matriculado no primeiro ano do curso Técnico de Programação de Jogos, da Faetec República.

Na área externa, foram desenvolvidas oficinas de Origami, pintura de Origami e pipas tetraédricas; orientação de estágio; serviços de saúde, com aferição de pressão, e um espaço dedicado à beleza para os professores da Rede, além de atividades esportivas para toda criançada. "Estou aproveitando todos os serviços oferecidos. Já fiz massagem e, agora, reflexologia podal. Estou curtindo muito o meu dia", comemorou a professora Janaína Araújo, que atua na unidade Quintino.

O encerramento foi marcado por uma apresentação do grupo Sonho do Beija-flor, com integrantes da escola de samba mirim Beija-Flor de Nilópolis e de alunos da Faetec Favo de Mel, que participam de aulas de samba, ministrada pela porta-bandeira da agremiação nilopolitana, Selminha Sorriso. "Agradeço a oportunidade de estar com esse grupo tão especial e de poder apresentar um pouco do que já conseguimos desenvolver. O samba tem o poder de transformar vidas", concluiu Selminha Sorriso.