Faetec recebe premiação por criação de aplicativo de controle de alimentos

 

 

 

 

Nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), recebeu o segundo lugar no I Prêmio Controle na Vanguarda da Controladoria Geral do Estado do Rio, na categoria Fortalecimento dos Controles Internos, Gestão de Riscos e Auditoria Interna. O prêmio, oferecido pela criação do aplicativo de controle de alimentos, foi recebido pelo auditor da Faetec Cristiano de Abreu Braga.

Ao todo, 34 práticas foram inscritas na premiação e avaliadas por meio dos critérios criatividade e inovação, utilização eficiente de recursos, impactos da iniciativa, simplicidade e facilidade de replicação e efetividade. Dessas, 21 participaram da etapa de Avaliação in loco, realizada pela Comissão Técnica.

O aplicativo foi criado pela Subsecretaria de Políticas Públicas da Secti e conta com apoio da Divisão de Alimentação Escolar. Com o uso da ferramenta, é possível verificar os tipos de alimentos (hortifrúti, frutas, carnes, peixes, estocáveis, sobremesas, biscoitos, bebidas, frios) que chegam às unidades e o quantitativo disponível de cada um, além do cardápio do dia.

“A criação do aplicativo foi um enorme facilitador para o dia a dia em nossas escolas. Quando assumimos a nova gestão, um dos grandes problemas estava na irregularidade do fornecimento e controle de alimentos da Rede. Foi um desafio para a nossa equipe, mas com algo simples e inovador, um problema que se arrastava há muitos anos foi resolvido”, avaliou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

O aplicativo está em funcionamento há cerca de seis meses e já atende oito unidades da Faetec. Em breve, todas as escolas com cozinha e que recebem alimentos estarão inseridas no projeto. A ideia ainda mais ambiciosa é que, futuramente, a ferramenta auxilie na rotina alimentar das escolas, com o controle balanceado das refeições.