A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está concluindo a elaboração de seu primeiro Planejamento Estratégico, um documento inédito que estabelece o norte da instituição para os próximos cinco anos. A iniciativa surge por conta de uma necessidade inerente às empresas e instituições que visam ampliar sua atuação no mercado e garantir a qualidade no serviço prestado, um dos objetivos da gestão de Alexandre Valle.
“Completamos um ano de muitos desafios que, pouco a pouco, estão sendo vencidos. Elaborar o Plano Estratégico da Faetec, uma instituição que existe há 28 anos e que, ao longo de todo esse tempo tornou-se referência não somente para o Ensino Médio-Técnico, mas em todos os outros segmentos onde atua, foi um dos nossos principais objetivos porque, sem isso, a gente não consegue avançar para um futuro de excelência”, diz o presidente.

A solicitação surgiu após uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Alexandre Gurgel, vice-presidente Educacional, liderou os três encontros organizados pela Unifaetec. Para a elaboração do documento, foram convocados servidores de diferentes áreas, entre eles, 04 profissionais de cada diretoria pedagógica, além de profissionais do patrimônio, gestores de unidade, RH, e demais diretorias. Usando uma abordagem colaborativa conduzida por Alberto Alvarães, da Desup, 25 colaboradores reuniram-se em três encontros presenciais realizados nos dias 14/10, 11/11 e 25/11.
“Utilizamos a matriz FOFA, um recurso base em empresas e instituições, visando identificar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, que nossos profissionais pontuaram para, a partir dessas discussões, elaborar missão, valores e o que queremos para os próximos cinco anos. Este é um trabalho que está sendo construído a muitas mãos”, diz Alvarães.

Para Tatiana Reis, da Unifaetec, ter uma diversidade de profissionais permite que os diferentes pontos de vista se alinhem às demandas tecnológicas atuais.
“Essa composição garantiu transversalidade, troca de experiências e uma compreensão ampliada dos desafios da instituição. Disse que este é um momento histórico para a Faetec e os servidores estão fazendo parte disto. A partir de suas vivências, estão construindo o futuro da instituição e traçando o rumo para onde queremos seguir. Em momento em que somos atravessados pelas tecnologias, precisamos pensar como, mesmo diante das dificuldades de uma instituição pública, podemos vencer obstáculos e transformá-los em missão”, destaca Tatiana.

O Planejamento Estratégico resultante desses encontros dará origem a uma publicação norteadora, que será apresentada ao presidente da Faetec, Alexandre Valle, e servirá como referência para decisões, projetos e ações internas. Mais do que um documento, trata-se da criação de um método de pensamento institucional, que orienta servidores a analisarem problemas, evitarem ações reativas e planejarem soluções de forma estruturada.