A Fundação de Apoio à Escola Técnica participou na quarta-feira (26/11) da II Feepade – Feira de Empregabilidade, Experiência Profissional e Aprendizagem do Departamento de Geral de Ações Socioeducativas-DEGASE. O evento reuniu ações e serviços voltados para internos, semi-internos, egressos e comunidades localizadas no entorno da instituição. Com atividades coordenadas pela unidade Campinho, alunos dos cursos de maquiagem, design de sobrancelhas, massagem, manicure e cabeleireiro, demonstraram a qualidade dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, utilizando o conteúdo aprendido em sala de aula, para transformar e empoderar o público presente no espaço.
“Viemos para praticar o que estamos aprendendo e acabei sendo surpreendida por uma estrutura totalmente diferente do que eu imaginava. Estou grata por a Faetec ter me dado a oportunidade de estar aqui mostrando que é possível ter novas escolhas. Sou mãe de dois filhos e o que desejo é mostrar para esses jovens que as oportunidades existem e só basta que eles acreditem e abracem”, diz Edilaine Gama, de 40 anos, aluna dos cursos de maquiagem e design de sobrancelhas.

Durante o evento, oficinas de pão e pizza atraíram a atenção do público. A desenvoltura e o talento dos alunos do curso de Gastronomia, foi motivo de inspiração para quem busca a chance de transformar a vida aprendendo uma nova profissão.
“Costumamos dizer que, para ressocializar, é preciso primeiro educar — seja na educação formal ou informal. Mas também é fundamental oferecer qualificação profissional e empregabilidade, para que tenham perspectiva de futuro e possam construir um projeto de vida. A presença da Faetec é uma forma de criar possibilidades reais para os participantes, sejam eles jovens, familiares e moradores do entorno. Este ano, o tema é o Natal, que simboliza o nascimento e ser incluído no mercado de trabalho e um presente. Um recomeço”, diz Mirtes Bandeira, Diretora de Parcerias Estratégicas do Degase.
A Faetec está presente na unidade com cursos de garçom, barbeiro, elétrica e artesanato em feltro, colaborando para que os alunos possam sair da instituição qualificados.
“ Os cursos agregam diretamente à vida profissional deles. São formações que fazem parte da realidade desses jovens e despertam muito interesse. Mesmo com turmas pequenas por limitações da própria unidade, a Faetec consegue formar diversas turmas ao longo do ano, seguindo com a missão de transformar as vidas das pessoas que buscam uma melhor qualificação profissional. Temos casos concretos de jovens da unidade que seguiram na profissão e hoje trabalham até como jovens aprendizes”, diz Bruna Taíssa, supervisora dos cursos do Degase.

Segundo Christine Gomes, Supervisora Pedagógica da unidade Campinho, a experiência vivida durante o evento auxilia, não somente no aprendizado dos alunos, mas também na quebra de preconceitos.
“A educação precisa atravessar os muros para que possamos construir a cidadania. O que vivenciamos neste evento foi uma integração e uma troca de experiências, tanto para nossos alunos, quanto para quem esteve presente no evento”, diz a educadora.
Cumprindo medidas socioeducativas, R. do Nascimento já prevê um futuro diferente. Destaque nos cursos de bolsa confeccionada em feltro, a jovem de 16 anos participou da oficina de automaquiagem e já deseja aprender mais.
“Eu gosto de aprender e percebo que isso faz eu me sentir melhor. Quero ter minha loja, vender meus produtos e conseguir ajudar minha família”, conta ela.

Para Alexandre Valle, a participação da Faetec no evento evidencia a missão da instituição na transformação da sociedade.
“Nossos esforços têm sido permanentes na busca de oferecer cada vez mais oportunidades que possam incentivar as pessoas a transformar a própria vida e a de seus familiares”, reforça o presidente .
Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faetec conta com 135 unidades de ensino distribuídas em todo o Estado do Rio de Janeiro. O trabalho desenvolvido pela instituição é referência desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.