O fim do ano chegou e, para muitos jovens, a expectativa pela formatura do Ensino Médio é o assunto mais recorrente. Encerrar ciclos e sentir-se pronto para a vida adulta, com novos desafios e a possibilidade de mostrar que estão preparados para o mercado de trabalho é uma das principais missões que os professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica têm ao longo do 3º ano, período em que, juntamente com a sensação de alívio, vem também a cobrança de um mundo totalmente novo.

Com 135 unidades distribuídas em todo o Estado, a instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, procura fazer desse momento algo especial e inesquecível. Em 2025, cerca de três mil alunos estão aptos a concluir o Ensino Médio Técnico na Rede, o que significa mais profissionais preparados para o mercado de trabalho, em diferentes segmentos.
“ A Faetec vem em uma crescente ao longo desses 28 anos de existência, sempre voltada a oferecer as melhores condições para que nossos alunos estejam realmente prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Os nossos resultados são cada vez melhores e isso se reflete nas empresas que, quando sabem que este jovem vem de uma formação técnica em uma de nossas escolas, estão seguros de que terão sucesso na contratação”, diz Alexandre Valle, presidente da Fundação.

Desde o dia 11 de dezembro, escolas de todo o Estado celebram o momento, com o dever cumprido ao longo dos últimos três anos.
“Estamos inserindo profissionais competentes, capacitados no mercado de trabalho e temos que agradecer ao corpo de professores, os melhores em cada área, que estão na Faetec. Esta é uma equipe que tem um compromisso muito sério com cada aluno, com o que realizamos diariamente com o respaldo e respeito. A Faetec hoje é referência na formação desses jovens porque há comprometimento com educação, com a formação de cada um deles, disse Márcia Cristina Ferreira, diretora da unidade Nilópolis Paiol, cujos alunos realizaram no dia 11 de dezembro, um desfile com o tema “Cultura Popular: contos, lendas e looks”, celebrando o fim da jornada de três anos no curso técnico de Modelagem e Vestuário.

Seguindo a temporada de eventos de formatura, Fabrício Repsold, vice-presidente administrativo da Rede Faetec, prestigiou as cerimônias nas unidades de Austin e Mangaratiba, realizadas, respectivamente, nos dias 11 e 12 de dezembro.
“É muito importante entender que este é, na verdade, o início de uma nova fase na vida deles e nos orgulha muito saber que a Faetec foi o período em que eles começaram a perceber e potencializar o talento, a capacidade que têm. Mais do que formar alunos, a nossa responsabilidade é fazer com que eles saibam o que podem alcançar e isto é algo que desenvolvemos nos alunos por meio do incentivo, das participações em Feiras, Seminários, competições. São complementos da rotina escolar, que vão moldando esse profissional para chegar ao mercado, não somente capacitado, mas pronto para desenvolver cada vez mais suas potencialidades”, diz Repsold.

Nesta segunda, 15/12, quem celebra o encerramento do Ensino Médio é a unidade Barra Mansa, seguida por Nova Iguaçu (16/12) e Quintino, na quarta-feira, dia 17 de dezembro. No centro-sul fluminense, as unidades de Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Rio das Flores e Vassouras celebram o fim de ciclo, reunindo os formandos nesta quarta-feira (18/12) no Centro de Convenções General Sombra (Vassouras), às 18h Sem descanso, a Fundação já se prepara para 2026, anunciando no dia 22/12, os aprovados no processo seletivo que contemplará novos alunos para o próximo ano. Nesta mesma data, a unidade Marechal Hermes festeja o sucesso dos alunos do projeto Minerva, que concluem o Ensino Médio destacando-se com projetos selecionados nos principais eventos tecnológicos do país.

“Ver esses jovens despontando cada vez mais cedo no mercado de trabalho, conscientes de que todo o aprendizado no Ensino Médio, é uma verdadeira alegria para nós. O trabalho que é realizado dentro das unidades da Rede Faetec, certamente é o diferencial para que eles cheguem à Universidade seguros, preparados para todos os desafios”, diz Anderson Moraes, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.